::: Adorinan :::
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
A CAIXA Cultural Brasília apresenta:
Adoniran
Coreografia do Ballet Stagiumi em homenagem ao centenário de nascimento de Adoniram Barbosa. O espetáculo fica em cartaz no Teatro da CAIXA de 7 a 9 de junho.
Conhecido por trazer vertentes da cultura brasileira para suas coreografias, o Ballet Stagium homenageia o poeta paulista que, através de sua obra musical, apresenta a cidade de São Paulo e um dos fundamentos para a formação de uma cidade moderna: o amálgama entre culturas. O Stagium foi o primeiro ballet a utilizar a MPB como trilha de espetáculos, á dançou e homenageou Pixinguinha, Geraldo Vandré, Cartola, Ary Barroso, Cartola e outros.
Texto por Cássia Navas, Professora Instituto de Artes/UNICAMP.
A partir do bairro da Bela Vista, vai misturando cultura européia – italianos do Bixiga – com cultura do Brasil, notadamente aquela de extração africana, as duas se entrelaçando na origem deste bairro central da capital de São Paulo.
O que resulta são os sotaques próprios de suas antológicas canções, como Samba Italiano, Iracema, Mariposas, Bom Dia Tristeza, Tiro ao Álvaro, Saudosa Maloca e Trem das Onze.
Décio Otero cria sobre estas partituras, sua escrita coreográfica, transformada em espetáculo por Marika Gidali, em elenco renovado, onde todos permanecem em cena como um coro cênico que comenta as ações dos solistas, duos e trios.
O coro é como São Paulo, metáfora de multidão, de onde se descolam os bailarinos para dançar os cotidianos dramas das canções do compositor da Bela Vista. Em cena, além da tradução das canções de Adoniran, ainda temos uma possível representação de uma figura sua - na forma de clown, maestro sem orquestra, mago - que observa a ação que se vai tecendo, ao longo do espetáculo.
A fábula subjacente a este personagem, que tudo observa, remete ao compositor, que em permanente e inquieta observação da vida dos habitantes simples de uma cidade em constante mutação, dela pinçava a poesia diária - trágica, cômica, estética, fugaz. Também como Adoniran, e de longa data, Décio Otero e Marika Gidali, diretores do Ballet Stagium, também observam o país em que vivem. A partir dele, encarado como permanente “dramaturgia de origem”, nos apresentam obras sobre nossa cultura e sensibilidade. São quarenta anos de atividade estética, transformando em metáforas corporais as “coisas do Brasil”.
Adoniran é criação desta trajetória, fundamental para a arte de um país plural, onde muitos sotaques e pronúncias, também pronunciados através da dança, devem ser conjugados sem cessar.
Serviço:
Espetáculo: Adoniram
Dias: 7, 8 e 9 de junho de 2013.
Sexta, às 20h, sábado, às 17h e às 20h, e domingo, às 19h.
Local: CAIXA Cultural Brasília - Teatro da CAIXA.
Endereço: SBS Quadra 4, Lotes 3/4, edifício anexo à matriz da CAIXA.
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia). À venda a partir de 1 de junho.
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de agasalho.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.
Informações: 32066456
Coleta seletiva de lixo, pilhas e baterias, para correta destinação.
Acesso para pessoas com necessidades especiais.
Informações: 3206.9448.
Workshop gratuito para bailarinos, com o Ballet Stagium, domingo às 10h.
FICHA TÉCNICA:
DIREÇÃO: DÉCIO OTERO MARIKA GIDALI
CONCEPÇÃO, COREOGRAFIA, ROTEIRO MUSICAL: DÉCIO OTERO
DIREÇÃO TEATRAL: MARIKA GIDALI
GRAVAÇÃO TRILHA SONORA: MARCELO GIDALI JANNUZZI
DESENHO DE LUZ: DÉCIO OTERO E EDGARD DUPRAT
FIGURINOS: MARCIO TADEU
COORDENADOR DE PALCO: MARCOS PALMEIRA E MARCOS VENICIU
PRODUÇÃO: MARIKA GIDALI, MARCOS PALMEIRA E EQUIPE
ELENCO:
PAULA PERILLO / CAMILA LACERDA / MARCIA FREIRE / ARIADNE OKUYAMA / JESSICA FADUL / RENÉE WEINSTRO / RENATA MEDEIROS / MARCOS PALMEIRA / EDUARDO MASCHETI / JOHN SANTOS / ANDRE LUIS ODIN / EDUARDO AUGUSTO TEIXEIRA / RAFAEL CARRION / EDILSON PEREIRA / FABIO VILLARDI / EUGÊNIO GIDALI
FOTOGRAFOS: ARNALDO TORRES, EMIDIO LUISI
SECRETÁRIOS: ALESSANDRA GIDALI JANNUZZI, JOSÉ LUIS DOS SANTOS OLIVEIRA e YOLANDA GIDALI JANNUZZI
COORDENADOR PROJETO JOANINHA: ADEMAR DORNELLES
AUXILIAR: REGINA DARIGO
ASSESSORIA DE IMPRENSA BRASÍLIA: RODRIGO MACHADO, TERRITÓRIO CULTURAL
PROGRAMAÇÃO VISUAL: ADRIANA ALEGRIA
PRODUÇÃO BRASÍLIA: FERNANDO TOLEDO, BRAVO PRODUÇÕES