Todecara.Com
"Afeto" de Loreni Schenkel
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
Mostra "Afeto" de Loreni Schenkel
Espaço Cultural STJ
De 22 de junho à 04 de agosto de 2016
A mostra "Afeto" de Loreni Schenkel está em exibição no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 22 de junho a 04 de agosto de 2016. A artista apresenta vinte e nove pinturas divididas em cinco séries e três esculturas, sob curadoria de Rogério Carvalho.
Loreni Shenkel trabalha com escultura e pintura desde 2011, mas a pintura se sobressai em sua produção. "A artista é naturalmente uma colorista. Sua grande habilidade é justamente preparar tintas, misturá-las e consequentemente desenvolver por meio de suas alquimias, novas cores, absolutamente sutis e referendadas pelo o que seu olho busca fora do alcance dos pouco atentos." Conta o curador.
"A infinidade de elementos plásticos utilizada pela artista, denota uma entrega pessoal ao seu processo, pouco observada nas artes plásticas cotidianamente. Loreni é pura emoção, é catártica. E é justamente esse sentimento de desprendimento que deve ser observado pelos espectadores de sua obra pictórica." Completa Rogério Carvalho.
Suas esculturas são compostas com materiais pouco convencionais como terra de cupinzeiro misturada ao papier-mâché e vernizes pouco usados normalmente nas artes plásticas. "Aqui, muito mais serena e adepta da linha como elemento construtivo, repara-se que a qualidade de sua escultura está intimamente relacionada à inovação proposta pelo uso desse tipo de material, além, obviamente, de sua poética. Estruturas metálicas e tramas aramadas dão sustentação ao seu processo inventivo. Assim como na natureza, esses materiais produzem uma pasta duríssima e bastante rígida que permite a longevidade de seu trabalho. Esse processo inovador, capaz de promover texturas diferenciadas, garante sua assinatura de maneira facilmente reconhecível." Revela o curador.
A pintura permeia a nova trajetória de Loreni Schenkel. A busca incessante pelo controle das manchas e um alinhamento com temáticas que lhes são caras. A família, a gravidez e o parto são pontos focais inicialmente. A religiosidade é pano de fundo para a materialização de todo esse arcabouço sentimental. É desse universo que vem o nome da mostra: Afeto.
A exposição é composta por trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2011 e 2016. "É uma amostragem seletiva daquilo que produziu de melhor. É possível, por meio da expografia, perceber o percurso para a continuidade de sua obra. A artista escolheu pela simplificação dos seus caminhos, inclusive artísticos." Convida o curador.
Serviço: Mostra "Afeto" de Loreni Schenkel
Local: Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça - STJ
(SAFS – Quadra 6 – Lote 1 – Trecho III -
Edifício dos Plenários - 2o andar/Mezanino)
Brasília-DF
Abertura: 22 de junho (quarta) de 18:30 às 21:00
Visitação: De 22 de junho a 04 de agosto de 2016
De segunda a sexta, de 9 às 19 horas
Informações: (61) 3319-8460 e 3319-8373
espaco.cultural@stj.jus.br
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Clique para Ampliar a Imagem