Arte|Fato
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
Promovida pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, série de eventos culturais - transmitida pelo canal da instituição - chega a uma nova edição

ARTE FATO

Um programa de valorização dos talentos artísticos de bancários e bancárias
Com oito edições já realizadas, o Arte Fato promove o nono encontro com as artes produzidas por gente da nossa cidade, com destaque para bancários e bancárias. Em formato virtual, o próximo vai ocorrer dia 10 de agosto, terça, a partir das 20h, de graça através do canal do Sindicato em youtube - bancariosbsb.
De formato dinâmico, intercalando apresentações com bate-papo, o Arte Fato apresenta ao público diferentes vertentes artísticas, passando pela música, artes visuais e cênicas, bem como literatura.
Para esta nona edição do projeto, foi convidada a dupla Ramos e Cia. Formada pelo percussionista Lucas Palomero e o cantor e violonista Rommel, ambos bancários da Caixa. A referência musical do duo passa pelo rock nacional e internacional dos anos 80. Projeto que vem ganhando destaque na cena roqueira da cidade com apresentações em casas noturnas.
Também sobe ao palco do Teatro dos Bancários, de onde o projeto é transmitido, a cantora e funcionária da Caixa Vanessa Pinheiro. Citada por Nelson Motta como “Revelação surgida no Planalto. Uma artista que faz MPB de qualidade”, Vanessa já apresentou seu refinado MPB para plateias da Espanha, França e Portugal. Em terras lusitanas, foi apontada como revelação da música brasileira, em 2005, por algumas publicações.
O colóquio literário deste IX Arte Fato será com Allan Ferreira, bancário do Banco do Brasil. Autor de três livros: “Toda a terra que carrego nas veias (2018); “Os sonetos que fiz da maré” (2019); e “O que as melodias calam” (2020), Allan é “músico e escritor nas horas inspiradas, bancário nas horas vagas”, brinca o artista. Residente em Brasília há quatro anos, ele veio de Fortaleza, no Ceará, onde cresceu em meio à sua família materna. Em todas as suas obras é possível observar sua forte ligação com a terra cearense.
A apresentação do Arte Fato é comandada pelo ator Murilo Grossi, que introduz os artistas e media o bate-papo com entrevistados. Para esta edição, foi convidado o ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e ex-ministro da Previdência e Assistência Social, Ricardo Berzoini. O tema da conversa será “Privatização: os impactos negativos para a sociedade brasileira”.
De transmissões quinzenais, já participaram do Arte Fato Martinha do Coco, Letícia Fialho, Alberto Salgado, Chinelo de Couro, Banda Radiobox, Rene Bonfim, Irina Buss, Miqueias Paz, Noélia Ribeiro, Andréa Aiko, Thabata Lorena, Liga Tripa, Realleza e Virgílio Mota. Todas as edições podem ser assistidas aqui.
O projeto nasceu da vontade da entidade sindical em homenagear e prestar apoio aos trabalhadores/as da cultura local, tão prejudicados/as durante a pandemia de Covid-19. Neste sentido, a iniciativa consiste em uma ação objetiva de geração de renda para o setor cultural do DF em toda a sua amplitude que envolve, além dos artistas, técnicos/as, produtores/as, assistentes e comunicadores/as.
O Arte Fato convida a comunidade a participar na campanha “Quem tem Fome, Tem Pressa!”, do Comitê de Solidariedade Bancária de Combate ao Coronavírus, com doações. Criada em maio do ano passado, a iniciativa presta assistência a entidades de auxílio a catadores de materiais recicláveis, pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, quilombolas, pessoas LGBTQIAP+, bem como abrigos para a terceira idade, creches e categorias profissionais impactadas pela Covid-19. Arte Fato é uma iniciativa e realização do Sindicato dos Bancários de Brasília.

Serviço:
ARTE FATO, IX Edição
Dia: 10 de agosto de 2021, terça-feira, às 20h
Transmissão gratuita: youtube - bancariosbsb
Tema do bate-papo: Privatização: os impactos negativos para a sociedade brasileira
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Clique para Ampliar a Imagem