CEDEP
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Roberto Luis Medina Paz
Formação e docência: Doutor em Literatura e Teatro (Póslit-UnB), atualmente, doutorando em Psicanálise (PPGPsiCC-UnB) e pós-doutorando, no PPG em Letras – FURG-RS, em Linguagens, Teatro, Cinema, Psicanálise e Literatura Professor convidado na graduação da FADM – Fundação Brasileira de Teatro e na Pós- graduação em “Direção Teatral”. Professor na Pós-graduação do Estúdio Fotográfico f/508. Ex-professor em diferentes disciplinas na UnB-DF Áreas de pesquisa e de atuação: Literatura, Cinema, Teatro, Fotografia, Psicanálise e Tradução.

Serviço:
Regiões do Paranoá e Itapoã recebem curso gratuito de Artes Cênicas
Local: no CEDEP – Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá-DF (QD 9 – Área Especial).
Início das aulas: Dia 28 de março de 2023
O curso é direcionado para pessoas com a partir de 14 anos
Instagram - itanoadf
Contato: 61992826484 - Jefferson Leão / itanoadf@gmail.com
Evento
Regiões do Paranoá e Itapoã recebem curso gratuito de Artes Cênicas
Diretores reconhecidos do Distrito Federal darão meses de aulas no Cedep - Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá com emissão de certificado e apresentação de peça teatral. Inscrições abertas.
Jovens das comunidades do Paranoá e Itapoã poderão participar de forma gratuita do projeto Itanoá – Periferia em Cena. A iniciativa que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF oferecerá um curso de teatro para adolescentes (a partir de 14 anos) e adultos interessados das cidades do Paranoá/DF e Itapoã/DF. O projeto visa auxiliar no desenvolvimento pessoal e na integração social dos atendidos e busca fortalecer a cultura de solidariedade entre os membros das comunidades por meio da Arte Cênica.
As aulas acontecerão sempre às terças e quartas, das 19h às 22h, no CEDEP – Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (QD 9 – Área Especial). Gratuito. O curso é direcionado para pessoas com a partir de 14 anos.
E os alunos poderão estudar com diretores/atores reconhecidos do Distrito Federal. As atividades serão conduzidas pelo professor Jefferson Leão, contando com o auxílio da diretora/atriz Silvia Paes, Mestre em Teatro do Oprimido (UnB), e do Doutor em Literatura e Teatro, Roberto Medina, que conduzirão módulos durante o curso. O premiado ator Elder de Paula será o monitor.
Professor e ator, Jefferson Leão entende que quando o jovem descobre o seu potencial e passa a acreditar em si, através da arte, começa a ter uma nova visão do mundo que o cerca e pode chegar muito mais longe do que imagina. “O curso de teatro age na contribuição para a formação da consciência crítica e intelectual, estabelece conceitos de liderança, trabalho em equipe e disciplina, que são estimulados de maneira a tornar indivíduos mais solidários e com sentido de cooperação”, afirma. A iniciativa tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).
Ainda de acordo com Jefferson Leão, o teatro pode contribuir também na autoestima, controle da timidez, respeito ao próximo, tolerância, senso de coletividade, respeito às regras. Auxilia no combate à evasão escolar e a conscientizar sobre o uso de drogas e criminalidade numa região de vulnerabilidade social.
Curso – O curso Itanoá terá 56 encontros que acontecerão durante seis meses, a partir de 28 de março, no espaço CEDEP – Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Quadra 09, Conjunto D – Área Especial).
A iniciativa terá emissão de certificado de participação e montagem de espetáculo ao final, a ser apresentado no Paranoá. No decorrer do curso, outros sete professores/artistas serão convidados para realizarem aulas específicas, contribuindo com o processo de montagem do resultado criativo do projeto. Gratuito, para até 20 participantes.
Apesar de já ter existido grupos de teatro na cidade do Paranoá, inclusive os que o próprio proponente fez parte, não acontece a multiplicação continuada de agentes no campo do teatro por meio de atividades formativas.
Sobre os diretores:
Jefferson Leão - É brasiliense e começou sua trajetória na arte em 2000, no Paranoá/DF. Desde então, desenvolve atividades como ator, diretor, contador de histórias, locutor/apresentador, educador social, produtor cultural e professor de artes. Licenciado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes/DF. Além do Distrito Federal, apresentou trabalhos artísticos em: Goiás, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Norte. Atualmente é gestor do Grupo Caras – Teatro Multifácico.
Silvia Paes- É atriz formada na Universidade de Brasília e Mestre em Artes na mesma instituição. Também é graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas e pós-graduada em Direção Teatral pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, na qual lecionou de 2005 a 2018 e assumiu a Direção Acadêmica de 2016 a 2018. Coordenou os Cursos de Extensão da referida Instituição em 2007 e 2008. Foi Coordenadora Pedagógica do TEAR – Troca de Experiência Artística e Reinserção em 2013. Foi consultora do Ministério da Educação em 2013 e presta serviço de consultoria na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal em Teatro do Oprimido desde 2014. Foi analista de projetos culturais da Lei Rouanet do Ministério da Cultura de 2016 a 2019. É Multiplicadora da Técnica de Teatro do Oprimido de Augusto Boal desde 2006. É professora do Curso de Artes Cênicas à distância da Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB em 2020 e nos anos de 2010 a 2015.