CIA em Comma
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
Espetáculos da Cia. Em Comma, de Santa Maria (DF), participam de competitiva na 15ª edição do Fenta, em Governador Valadares (MG)
Peças dos premiados diretor Ernandes Silva e do autor Cícero Belmar, A Escritora e O Empalhador de Animas e (In)Cômodos: A Mulher da Ponte participam da edição do Festival mineiro
A violência doméstica silenciosa (gaslighting) e o grande amor pela escrita – seu subterfúgio - permeiam a história de Elvira (Lilian França), uma mulher casada há 40 anos com Benjamim. Na solidão, ela aproveitava a ausência do marido para escrever contos, escrevia e depois rasgava. E é por meio da escrita e de seu amor pelas letras que ela percebe que nunca é tarde para recomeçar. Esta é a sinopse da Escritora e o Empalhador de Animais, espetáculo que, com o aumento dos casos de violência doméstica durante e após a pandemia, impulsionou a Cia Em Comma a levar por meio do teatro uma convocação ao público para falar sobre a questão da violência doméstica contra a mulher. Por meio desta história lírica a Cia. chega para provocar a reflexão e para mostrar a importância do teatro como ferramenta de informação e para contribuir com a luta de enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. E esta premiada peça foi escolhida para a 15ª edição do Fenta, Festival de Governador Valadares (MG), que receberá espetáculos de todo o País de 19 a 22 de janeiro de 2023. Representante do DF, A Escritora e o Empalhador de Animas será apresentada nesta sexta-feira, 20 de janeiro de 2023, às 15h, no Teatro Imaculada. Não recomendado para menores de 14 anos.
O espetáculo da Cia Em Comma, de Santa Maria, ganhou vários prêmios nacionais, incluindo melhor espetáculo e de melhor atriz para Lilian França, como na 6ª edição do Festeco, Mariana, MG/2022. Também premiado, (In) Cômodos: A Mulher da Ponte é outra peça da Cia. que poderá ser conferida no Fenta no sábado, dia 21 de janeiro, às 21h, no Céu das Artes. Não recomendado para menores de 16 anos.
(In) Cômodos: A Mulher da Ponte conta a história de uma prostituta (Clara Camarano) que frequenta uma ponte. Divide seus dias ao lado da única e verdadeira parceira de vida: a cadelinha Bina. Em seu quarto, sofre a dor do abandono. Ali, o riso é substituído pela solidão. Ela se vale de uma falsa autoestima para permanecer viva diante do caos e enfrentar a cólera da sociedade. A intolerância humana é o foco, mas a tudo isso sobrevive o amor. Estamos em um momento de explosão universal de intolerância humana. Quantos casos de preconceitos, de mortes vemos em nossa comunidade, no Brasil, no mundo? Casos de feminicídio, intolerância religiosa, ataques a transexuais, travestis, dentre outros. Uma obra que chega para promover o amor, provocar o pensar sobre a importância do respeito as diferenças. A hora é de falar de amor! A peça conquistou o prêmio de melhor atriz para Clara Camarano e dramaturgia para Cícero Belmar na 5ª edição do Festeco, Mariana, MG.
FENTA - O Fenta deste ano terá como tema “Onde a Arte Cria Asas” e contará com uma maratona de espetáculos nacionais, sendo A Escritora e O Empalhador de Animas e (In)Cômodos: A Mulher da Ponte os representantes do Distrito Federal.
“É uma honra estar com dois espetáculos representando nossa capital federal que conta com excelentes grupos e peças teatrais. Não à intolerância e um brinde ao amor livre”, destaca o diretor e fundador da Cia. Em Comma, Ernandes Silva.
Confira programação completa no Instagram - fenta.gv