Cicatrizes
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
SERVIÇO:
Espetáculo Cicatrizes estreia em setembro de 2022 com abordagem sobre às diversas formas de opressão e violência contra o gênero feminino
Dias:
11/09/22, às 19h
12/09/22, às 10h e às 15h30
13/09/22, às 10h e às 15h30
25/09/22, às 19h
26/09/22, às 10h, às 15h30 e às 20h
27/09/22, às 10h, 15h30 e 20h
Local:
Teatro Verônica Moreno - Complexo Cultural de Samambaia-DF
Gratuito
Mais informações no Instagram - espetaculocicatrizes
Não recomendado para menores de 14 anos.
Evento
Cicatrizes: Espetáculo em cartaz em Samambaia trata da violência contra a mulher
Monólogo conta com atuação de Paula Jacobson e dramaturgia/direção de Ernandes Silva. No Complexo Cultural de Samambaia. Gratuito.
O feminicídio, o machismo exacerbado, ou velado. A violência doméstica e outras violências contra as mulheres estão no espetáculo Cicatrizes, que encara este tema tão gritante e atemporal. A peça coloca um holofote sobre as relações humanas, afetivas, sobre o machismo, a intolerância e sobre a crescente incidência da violência contra a mulher.
Com direção e dramaturgia do premiado diretor Ernandes Silva – fundador da Cia Em Comma – e atuação da atriz e produtora cultural Paula Jacobson, a produção volta aos palcos do Distrito Federal repaginada. Cicatrizes estará em cartaz nos dias 11 de setembro, às 19h, 12/09, às 10h e às 15h30, 13/09, às 10h e às 15h30. Ainda, nos dias 25 de setembro, às 19h, 26/09, às 10h, às 15h30 e às 20h, e 27 do mês também às 10h, 15h30 e 20h, sempre no Teatro Verônica Moreno que fica no Complexo Cultural de Samambaia. Gratuito. Não recomendado para menores de 14 anos. Mais informações no Instagram-espetaculocicatrizes.
A peça retrata a história de Sônia (Paula Jacobson), uma mulher casada há dez anos com quem vive uma rotina de desentendimentos. “ É uma peça que me traz verdade, força, que mexe de uma forma tão forte que eu não voltarei a ser a mesma pessoa depois. Esta mulher sou eu, você, somos todas”, destaca a atriz Paula Jacobson.
O monólogo grita por socorro! Palavras que surgem, agressões verbais, empurrões, socos e ameaças conduzem ainda a narrativa.
“Cicatrizes encara este tema tão grave da violência através do teatro. Desde que comecei a escrever inspirado em relatos de mulheres do meu convívio, há mais de 20 anos, quis dar este alerta por meio da arte. É uma peça que coloca um holofote em cima das relações amorosas, do machismo, além de buscar difundir a informação sobre a incidência da violência contra a mulher”, coloca o diretor/dramaturgo Ernandes Silva que, mesmo no local de homem, sempre se impressionou com o tema e quis trazê-lo para cena e para o debate em prol do combate à violência contra elas.
Cicatrizes
“Vazio... um par de sapatos, um homem sobre a cama... Um silêncio que ecoa como um grito de socorro...”. Este é o cenário de Sônia, uma mulher que independente da sua classe social, sofre como todas. Em seu sexto ano de apresentação – a peça já rodou pelo País -, Cicatrizes pretende voltar agora em versão ainda mais ácida e atualizada para 2022.
Devido ao tema de suma importância, a produção além de percorrer vários estados brasileiros em outros anos, ganhou ainda prêmios de melhor atriz (Maria Eleide como Sônia), melhor sonoplastia por Tauana Barros e foi indicado à melhor espetáculo, direção e dramaturgia no 5º Festival Nacional de Floriano, Piauí.
No sexto ano e agora com atuação de Jacobson, a produção contará com mini-palestra, tradução em libra, audiodescrição e debates ao final das sessões que serão mediados pela psicóloga/atriz Lilian França, Jacobson e pelo diretor Ernandes Silva.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia, Direção Geral e Cenografia: Ernandes Silva
Atuação: Paula Jacobson
Maquiagem: Jú Welasco
Projeto de Iluminação e Operação: Tauana Barros
Figurino: Fátima Braga
Fotografia: Humberto Araújo
Diretor de Filmagem e Edição: Adriano Ferreira
Cenotécnicos: Araújo Lima e Theo Neto
Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Clara Camarano e Denise Camarano
Gestão administrativa: C1 Arte e Entretenimento