CONCRETO EXTRAORDINÁRIO
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Espetáculo
Petrobras apresenta:
CONCRETO EXTRAORDINÁRIO
10 anos do Teatro do Concreto
Projeto de estreia nacional de Extraordinário, espetáculo com direção de Francis Wilker e dramaturgia de Vinícius Souza, e exposição, com curadoria do pesquisador e arte-educador Glauber Coradesqui, que ficam em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília de 2 de maio a 1º de junho de 2014. Ações com patrocínio da Petrobras e apoio do CCBB Brasília em comemoração aos 10 anos do grupo brasiliense.
Ao longo desses anos de atividades do Teatro do Concreto, o grupo vem contribuindo com a renovação da linguagem cênica na região, fortalecendo o teatro de grupo e influenciando artistas, grupos e projetos de diversas áreas das artes cênicas. Uma trajetória que acumula sete espetáculos e três publicações, que se destacaram na cena regional e nacional e também fora do país, levando este coletivo de artistas a ser reconhecido como um dos mais importantes grupos de teatro brasileiros.
Mostra da importância do coletivo na produção teatral do Distrito Federal pode ser notada em recentes publicações sobre a história do teatro brasiliense. Em livro de 2012, escrito pelo jornalista Celso Araújo, que se debruça sobre a produção teatral na capital brasileira, o grupo é apresentado como “Uma das pesquisas mais em evidência de oito anos até os dias de hoje é o trabalho do grupo Teatro do Concreto...”.
O pesquisador Glauber Coradesqui, em livro de 2013, credita ao grupo importante participação na retomada do teatro de grupo, “(...) o Teatro do Concreto, um dos principais responsáveis pela retomada, na segunda metade dos anos 2000, do movimento de teatro de grupo no DF.” Em outra passagem da mesma publicação, o Concreto é apontado como disseminador do modo de criação colaborativa na cena local, “é presença fundamental na difusão dessa prática colaborativa em Brasília”.
Entre os críticos que deram seus depoimentos sobre o trabalho do Teatro do Concreto estão: Valmir Santos, colaborador da Revista Bravo!, que escreveu “Pela inquietação formal e pela prospecção empenhada a cada abordagem, o Teatro do Concreto vem inscrevendo uma história e uma linguagem consistentes na cena de Brasília, retroalimentando pedagogias, práticas, poéticas e políticas com os pares locais, de outros Estados e de outros países”. E Carlos Gil Zamora, da Revista Artez/Espanha, com o comentario “Talento y profesionalidad - Uno de los grupos que acumulan talento, rasgos rompedores, tanto en su tratamiento espacial como en la dramaturgia, es el brasiliense Teatro do Concreto…”.
Na imprensa, a estética inventiva com que aborda assuntos relevantes na cena contemporânea e o diálogo com o espaço urbano, marcas do coletivo brasiliense, foram temas da série Teatro e Circunstância, realizada pela TV SESC em programa do crítico Sebastião Millaré, veiculada em rede nacional. E conquistaram, ainda, outros importantes espaços na com a publicação e veiculação de matérias em grandes veículos de circulação nacional como na TV Globo, programas Fantástico e Bom Dia Brasil, e no Caderno de Opinião, do jornal Correio Braziliense.
Extraordinário, o espetáculo
O processo de criação que dá origem ao espetáculo Extraordinário teve início em 2013 tendo como ponto de partida a história de Brasília, percurso que revelou o tema “utopia e frustração” como disparador principal na criação do novo trabalho. Uma aventura criativa que lançou ao grupo novos desafios: acostumado a incursões em espaços alternativos, nesta nova montagem, o se lança ao calor de uma sala de espetáculos, de uma caixa cênica, e a uma relação diferenciada com o texto teatral criado especialmente para o grupo. Nessa nova colaboração foi convidado o dramaturgo mineiro Vinícius Souza, idealizador do projeto Janelas de Dramaturgia, em Belo Horizonte, que tem se dedicado a explorar novos procedimentos de criação dramatúrgica.
Sinopse: Cinco personagens são convocados para a cobertura de um evento extraordinário: a descoberta de um homem que habita um lugar nunca antes visitado, ainda sem contato com nossa sociedade. Como ele vive nesse outro lugar desconhecido? Como seria a cidade ideal? Como noticiar esta descoberta? A situação inesperada cria um ambiente onde são revelados sonhos, angústias, medos e desejos, dos mais íntimos aos coletivos. Em jogo, questões sobre a complexa vida urbana, fragmentos de vidas, recortes de sonhos, quadros de pós-modernidade. Um múltiplo olhar sobre o mundo contemporâneo e "para aonde estamos indo...".
Exposição: Concreto Extraordinário conta com a participação dos Irmãos Colagem, trio de artistas, com formação acadêmica em artes plásticas pela UnB, que trabalha com a criação de irreverentes colagens em grandes formatos. O trio, a convite do curador Glauber Coradesqui, cria uma intervenção inédita, nas áreas de acesso ao Teatro II do CCBB Brasília, a partir de colagens com fotos do acervo do Teatro do Concreto e também imagens de Brasília.
Felipe Cavalcante é designer, ilustrador e artista plástico, já teve seu trabalho exposto no London Design Festival e o TrimarchiDG, na Argentina. Júlio Lapagesse tem como principal pesquisa poética a colagem, utilizando objetos afetivos, como livros velhos e fotos antigas. Pedro Ivo Verçosa é artista plástico. Apesar de ter como principal trabalho a pintura, sua pesquisa se estende a diversas mídias como colagem, adesivo, desenho, fotografia e animação.
SERVIÇO:
Espetáculo: Extraordinário
Local: Teatro II do CCBB Brasília
Temporada: 2 de maio a 1º de junho de 2014 (19 sessões)
Dias e horários: De quinta-feira a sábado, às 19h30,
e domingo, às 18h.
Indicação: 14 anos
Ingressos: R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira)
Os ingressos começam a ser vendidos dois domingos antes, às sessões da semana, e podem ser adquiridos na bilheteria do CCBB de quarta a segunda, das 9h às 21h, pelo site, ou pelo televendas 4003-2330, das 9h às 21h, de segunda a segunda.
FICHA TÉCNICA:
Direção Geral: Francis Wilker
Co-direção: Ivone Oliveira
Dramaturgia: Vinícius Souza
Elenco: Aline Seabra, Alonso Bento, Gleide Firmino, Jhony Gomantos e Nei Cirqueira.
Direção de Arte: Amanda Cintra e Roberto Dagô
Design de Som: Cesar Lignelli
Iluminação: Diego Borges
Produção executiva: Tatiana Carvalhedo
Curadoria da exposição de fotos: Glauber Coradesqui
Cenografia: Amanda Cintra e Roberto Dagô
Figurinos: Eduardo Barón
Espetáculos:
Sala de Espera (2003); Borboletas têm vida curta (2006); Diário do Maldito (2006); Inútil Canto E Inútil Pranto Pelos Anjos Caídos (2007); Ruas Abertas (2008); Mirante (2010); Entrepartidas (2010) e Extraordinário (2014).
Prêmios:
· SESC do Teatro Candango 2011 - espetáculo Entrepartidas
- Melhor Espetáculo; Melhor Direção; Melhor Dramaturgia; e Melhor Ator
Festival Nacional de Teatro de Macapá 2008 - espetáculo Diário do Maldito
- Melhor Espetáculo; e Melhor Cenografia;
Indicado nas categorias: Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Atriz.
SESC do Teatro Candango 2007- espetáculo Diário do Maldito
- Melhor Atriz; e Melhor Cenografia; e
- Indicado nas categorias: Melhor Ator e Melhor Figurino.
Em 2011, o grupo foi selecionado no projeto Rumos Itaú Cultural Teatro, projeto de intercâmbio que envolve destacados coletivos teatrais do Brasil, onde desenvolveu pesquisa em parceria com o Grupo Magiluth, de Recife.
Currículos
FRANCIS WILKER - é Diretor do grupo brasiliense Teatro do Concreto (DF). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) sob a orientação do professor e diretor Antônio Araújo, onde realiza pesquisa sobre a encenação no espaço urbano. Tem especialização em Direção Teatral pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, graduado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Em 2011 foi premiado como Melhor Diretor no prêmio SESC do Teatro Candango por Entrepartidas. Entre os espetáculos sob sua direção destacam-se: Entrepartidas (2010), Diário do Maldito (2006), Dia de Visita(2009, em parceria com Nei Cirqueira), Ruas Abertas (2008). Em 2012 atuou como assistente de direção do Teatro da Vertigem (SP) no espetáculo Bom Retiro 958m. Atuou como docente e coordenador em diferentes áreas na Faculdade Dulcina de Moraes entre 2004 e 2011. Colabora periodicamente para revistas especializadas e outros tipos de publicação, como sites, livros e catálogos, além de mostras e festivais.
VINÍCIUS SOUZA - é dramaturgo, ator, diretor e pesquisador teatral. É formado em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde desenvolveu pesquisas sobre dramaturgia contemporânea latino-americana, e pelo Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes. Escreveu e dirigiu para a Cia do Chá, grupo belo-horizontino do qual é co-fundador, os espetáculos Da ordem das coisas (2009), Ensaio para outra história (2011) e Os escafandristas (2012). É idealizador e realizador do Janela de Dramaturgia, mostra de dramaturgia contemporânea, junto com Sara Pinheiro. Ao lado do dramaturgo Assis Benevenuto escreveu o espetáculo Ensaio de Mentira (2013), para o projeto Oficinão 2013 do Galpão Cine Horto - Centro Cultural do Grupo Galpão, e coordena o Ateliê de Dramaturgia de Belo Horizonte. Realizou oficinas com Marcio Abreu, Jô Bilac, Grace Passô, Roberto Alvim, Alberto Guzik, Cacá Carvalho, Ingrid Koudela, dentre outros. Foi gestor de conteúdo do PRIMEIRO SINAL Portal de Teatro (projeto do Galpão Cine Horto) e mantenedor do blog Dramatedeira, destinado a questões dramatúrgicas.
O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de terça a domingo. Consulte todos os locais e horários de saída no site e no Facebook.
SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel.: 61 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br