Projeto Debanda Nas Escolas
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
Projeto Debanda Nas Escolas leva arte on-line aos estudantes do DF e celebra Natal e fim de 2020
Ator e músico, César Lignelli dá vida à Debanda e ao espetáculo cênico-musical ao lado de sua filha Debandinha (Estela Lignelli). Projeto gratuito on-line mescla momentos síncronos e assíncronos
Uma personagem chega com sua parafernália musical formada por 23 instrumentos. Gaita de fole, tambores, naipe de apitos, agogôs, reco-reco, claves de madeiras. Com esses múltiplos instrumentos acoplados em seu corpo, o menestrel conhecido como Debanda e sua filha Debandinha levam arte para aos estudantes do Distrito Federal em tempos de pandemia.
Por meio de uma magia cênico-musical, o projeto Debanda Nas Escolas traz para as redes de ensino público do DF os artistas César Lignelli e sua filha Estela Vieira Lignelli, que dão vida a Debanda e Debandinha em um espetáculo gratuito que será transmitido por vídeo nas escolas. Para promover a acessibilidade, a produção contará ainda com tradução em libras. Após passar por Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga, o espetáculo estará agora em cartaz nos dias 14 e 21 de dezembro, às 14h, no CED 2 de Brazlândia. Lembrando que a escola que quiser solicitar a produção como parte de matéria pode entrar em contato via direct do Instagram: @espetaculodebanda.
E os artistas vão passear pelas escolas para explorar possibilidades como a de multiplicação de personagens em cena e na plateia por meio de recursos audiovisuais. “Terá, por exemplo, uma cena com três Debandas. Brincaremos muito com a imaginação que se tornou necessária nesta pandemia”, adianta o idealizador do projeto e ator César Lignelli.
No total, serão realizadas duas apresentações em cada cidade/escola em 10 sessões que prometem encantar os alunos nesta aventura cênico-musical. O melhor: é de graça. Informações e agendamentos: Instagram: @espetaculodebanda. Facebook: @espetaculodebanda.
Histórico - O Debanda Nas Escolas é uma performance teatral em que o ator interpreta diversos personagens por meio do ser Debanda, um narrador que canta histórias de amor, de perdas, de conquistas e que dará vida aos personagens nomeados de Demais, Demenos e Ella. As variações entre as personas se dão pelo timbre das vozes, pela movimentação e pelos instrumentos utilizados por Lignelli para enriquecer a cena. Sua filha Estela, a Debandinha, também entra na trama e dá um toque especial à história com suas performances de atriz. O resultado é uma produção de humor regada a muita música.
“E no desenrolar da história os alunos poderão apreciar 10 músicas compostas por mim e pelo compositor João Lucas, além de ter contato com esse andarilho acumulador que também parece um bufão, palhaço, menestrel, bobo da corte que chega em seu motorhome sem saber de onde vem e a que tempo pertence”, destaca Lignelli.
Sobre o espetáculo - O espetáculo é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade de Brasília coordenado por Lignelli. Trata-se de desdobramentos estéticos-pedagógicos, envolvendo desde o desenvolvimento da máquina e a prática intensa com vários instrumentos musicais a fim de conseguir tocá-los e ainda cantar, dançar, interpretar e, por fim, viajar em um trailer olhando no olho de quem encontra, envolto em saberes musicais, teatrais, circenses e de dança transformados e reinventados no percurso de vida do ator-músico.
Um destes percursos levou a performance a uma viagem de 55 dias no próprio motorhome (uma carroça ambulante circense) do artista pelo Brasil (estados de GO e MS), Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Peru. Por estes locais, foram realizadas 33 intervenções performáticas em praças, parques, escolas, ruas públicas, oficinas e igrejas durante o ano de 2018.
O motorhome, além de transportar os integrantes e o espetáculo, também funciona como delimitador do espaço da cena, elemento cenográfico e urdimento em que são fixados os refletores em apresentações noturnas.
Em 2019, com o nome de Debandado Nas Feiras, o projeto também passou por diversas feiras do Distrito Federal levando muita alegria ao público. Ainda neste ano, a produção foi selecionada e participou do FIT – Festival Internacional de Teatro de Dourados, em Mato Grosso do Sul, e fez temporada no Distrito Federal no Espaço Pé Direito.
O Debanda nas Escolas conta com o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A realização é do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília.

Ficha Técnica
Ator/músico e Diretor geral - César Lignelli
Atriz - Estela Lignelli
Direção Musical e Designer - João Lucas
Preparação Vocal e Coordenação Técnica - Sulian Vieira
Produção Executiva - Criativa Empreendedorismo
Assistente de Produção - Tomada Cultural e Vick Albali
Coordenação Administrativa - C1 arte e entretenimento
Assessoria de Imprensa – Clara Camarano
Cinegrafista e Técnico de Som- Adriano Roza
Intérprete de Libras - Abayomi Produções e Acessibilidade
Realização Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena e Projeto de Extensão Sons e(m) Cenas (UnB)

Serviço: Debanda Nas Escolas leva arte para os alunos do Distrito Federal em tempos de pandemia
Data: 14 e 21 de dezembro de 2020
Local: CED 2, em Brazlândia-DF
Horário: 14h
Gratuito
Livre para todos os públicos
Informações: Instagram: espetaculodebanda/Facebook: espetaculodebanda