Estupenda Trupe
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Serviço:
Estupenda Trupe apresenta espetáculo on-line A Cantora Careca em julho de 2022
Datas: Até dia 31 de julho de 2022
Horário: Todos os dias, sempre às 20h
Local: canal da Estupenda Trupe no YouTube
Gratuito
Não recomendado para menores de 12 anos
Instagram da Trupe: estupendatrupe
YouTube: estupenda
Evento
Estupenda Trupe apresenta espetáculo on-line A Cantora Careca em julho de 2022
Grupo teatral realizará diversas ações gratuitas até 2023. Dentre elas, lives, oficinas do Teatro do Oprimido em escolas do DF, peças on-line e presenciais, exibição de documentário, leituras dramáticas, além de uma série de atividades formativas
Eles já contam com 17 anos de história e são reconhecidos por levar arte para escolas, teatros e Unidades de Internação (adolescentes em conflito com a lei) do Distrito Federal e do Brasil, de modo a promover a democratização, igualdade e educação por meio da arte. A Estupenda Trupe consagrou-se pelo seu trabalho de arte-educação e integração. O grupo, hoje formado pelos artistas e arte-educadores Tiago Venusto – diretor da Cia. – Alana Ferrigno, Beta Rangel e Carlos Valença conta com dezenas de iniciativas e espetáculos no currículo. Dentre eles, a adaptação de A Cantora Careca que agora irá estrear on-line. A peça estará em cartaz até o dia 31 de julho, sempre às 20h, no canal da Trupe. Gratuito
Não recomendado para menores de 12 anos. Mais informações: www.estupenda.net. Sigam a Trupe no Instagram: @estupendatrupe.
Primeira obra da corrente batizada de Teatro do Absurdo, A Cantora Careca é um texto irônico de Eugène Ionesco (1909-1994). Por meio de diálogos absurdos, a obra mostra a impossibilidade de comunicação entre quatro personagens.
“A Cantora Careca é considerada uma das primeiras representantes do Teatro do Absurdo no mundo, uma tendência estética teatral surgida na segunda metade do século 20. O texto destaca a incoerência humana numa abordagem envolvente da comunicação, aprofundando o debate e estimulando o espectador a participar da reflexão. Agora, adaptamos a peça que mantém essa falta de comunicação que é também uma crítica ao mundo atual”, destaca o diretor Tiago Venusto.
E para manter a essência do clássico, o diretor pretende oferecer uma adaptação, mas sem deixar de ser fiel à obra de Ionesco. Venusto destaca a importância do texto por ser extremamente atual em tempos “aonde a comunicação está em constante transformação pelo advento da tecnologia”, explica.
Em cena, Lucorina, Carlos Valença, Beta Rangel e Alice Jacaré dão vida a obra que poderá ser conferida em julho de graça.
Ações da Trupe- O projeto de Manutenção da Estupenda prevê ainda muitas atividades em 2022/2023. Oficinas, troca de saberes com outras companhias locais são ações que contemplam a ação do grupo neste ano.
História - Eles começaram ainda em 2005 na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. De lá para cá, Tiago Venusto, Alana Ferrigno, Beta Rangel e Carlos Valença ajudaram e ajudam adolescentes, crianças e adultos em conflito com a Lei a buscarem nova vida, conscientização e a ressocialização proporcionada pela arte.
“A Estupenda sempre acreditou que todo ser humano é capaz de apreciar, discutir e produzir uma obra de arte. Este é o nosso principal lema”, destaca o diretor Tiago Venusto.
Tendo como método o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal (1931-2009), a Cia. busca por meio de oficinas realizadas em escolas e localidades periféricas menos urbanizadas, criar pontes de diálogo e rediscutir a relação opressor-oprimido.
“A Estupenda crê na diversidade e na integração social por meio da arte e educação. E na manutenção da Estupenda este ano não será diferente. Faremos uma série de ações gratuitas que visam democratizar o acesso à arte”, pontua o ator Carlos Valença.
Ficha técnica de A Cantora Careca
Direção: Tiago Venusto
Atuação: Alana Ferrigno, Carlos Valença e Beta Rangel
Participação especial: Alice Jacaré e LuCorina
Direção de arte e figurino: Venusto
Costureira: Neide Oliveira
Assessoria de imprensa: Clara Caramano
Foto: Pryscila K
Maquiagem: Nati Maia
Vídeo e arte gráfica: Apt7filmes
Realização: Estupenda Trupe