Funarte
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Festa
Sebastião
Encenação baseada em fato verídico ocorrido em 2007, na Bahia. Em Maracangalha, distrito próximo a Salvador, um avião transportando 5,6 milhões de reais, sofreu um acidente, caiu e foi saqueado. Ao invés de felicidade, este dinheiro trouxe desespero e terror para os moradores locais.
Esta história é contada e vivida por um nordestino, chamado Sebastião, que se vê envolvido em uma trama de perseguição e violência, depois que participa do saque. Devoto do Padre Cícero, viciado em jogos e totalmente endividado, Sebastião, por obra do acaso, recebe um tesouro “dos céus” que acaba sendo o motivo de sua tragédia. Um presente que vira uma maldição.
Sebastião é uma teatralização de fatos reais sobre a natureza humana estabelecendo reflexões sobre poder, dinheiro, direitos humanos, ética e violência. Em meio a muitos personagens, que ganham corpo e voz nas historias contadas por este jogador/narrador, Sebastião é mais um anti-herói brasileiro que narra os acontecimentos dessa história real que se assemelha a um realismo fantástico.
Um teatro visual e sonoro onde as imagens e as palavras são usadas de modo artesanal e construídas a partir de fatos jornalísticos. Fabio Vidal aqui reafirma sua técnica, estética e filosofia de cena levados ao palco por um teatro múltiplo e essencial geradores de metáforas e poesias cênicas. Neste espetáculo que Transita entre sensações diversas, que variam entre o cômico, o drama e o trágico.
Serviço:
Local: Teatro Plínio Marcos – Complexo Cultural da Funarte Brasília Dias: 06/06/2013 (quinta) e 07/06/2013 (sexta), às 21h.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: 14 anos
Ocupação Funarte 2013 - ARTES CÊNICAS – PESQUISA E DIVERSIDADE
Apresentação – Rosa dos Ventos Artes do Imaginário
Fabio Vidal - (71) 91041250 (Tim) / 88164924 (Oi)
Viviane Jacó - (71) 91968548 (Tim)
E-mail: sebastiaoemprocesso@gmail.com
Espetáculo Seu Bomfim
Seu Bomfim é um velho e errante homem do sertão, que narra um fato presenciado por ele - um “homem do rio” que deixou sua família e sua vida para se colocar numa canoa, de onde não sai mais. A narrativa de Seu Bomfim traz acontecimentos do passado, rememora pessoas e locais, expõe pensamentos sobre várias questões.
Neste espetáculo, a plateia é levada a uma vasta seara de questionamentos sobre o tempo, a vida, a loucura e o desconhecido. Deparamo-nos com um homem velho, que narra seu passado, vivido no sertão do Brasil, que se refugia no meio de um rio. Inspirado livremente no conto A Terceira Margem do Rio, de Guimarães Rosa, utilizando uma atmosfera “Roseana” e tomando posse de um linguajar ‘sertanês’, é que se desenvolve a criação desta encenação que conta com a direção conjunta de Fabio Vidal e Meran Vargens.
As estórias, humor, questionamentos e ações de Seu Bomfim, levam o espectador a entrar no seu mundo subjetivo colocando em evidência seu drama humano, que se encontra enraizado numa cultura sertaneja – nordestina - brasileira.
Ficha técnica:
Fábio Vidal - Atuação, criação, direção
Meran Vargens - Direção
Serviço:
Local: Teatro Plínio Marcos – Complexo Cultural da Funarte Brasília Dias: 08/06/2013 (sábado), às 21h. 09/06/2013 (domingo), às 20h
Entrada Franca
Classificação Indicativa: 14 anos
Ocupação Funarte 2013 - ARTES CÊNICAS – PESQUISA E DIVERSIDADE
Apresentação – Rosa dos Ventos Artes do Imaginário
Clique para Ampliar a Imagem