Marionetes
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Currículos:
Peter Varga, nascido em 1971, em Komárno, na Tchecoslováquia. Peter sempre sonhou em ser ator e condutor de marionetes. Seus sonhos viraram realidade em 1993 ao concluir o Curso Superior de Teatro de Marionetes na Academia de Artes Musicais em Praga. Entre os anos de 1993 e 1999 foi ator profissional pelo Dejvické divadlo (Teatro Dejvicke). E desde o ano 2000 atua como profissional no Divadlo v Dlouhé (teatro Dlouhé). Em 2004 funda o Teatro de Marionetes Lokvar junto com parte dos intérpretes do Teatro V Dlouhé. Ao longo da sua carreira, interpretou diversos papéis no Rokoko Theater, A-studio, Studio Rubín, Archa Theater, entre outros. Martin Veliký, nascido em 1971, em Trenín, Tchecoslováquia. Em 1993, concluiu o Curso Superior de Teatro de Marionetes na Academia de Artes Musicais em Praga. Entre 1993 e 1999 trabalhou como ator profissional do Dejvické divadlo (Teatro Dejvicke). Trabalha, desde o ano 2000, como ator profissional de Teatro Divadlo v Dlouhé. Em 2004, funda o Teatro de Marionetes Lokvar junto com intérpretes do Teatro Divadlo V Dlouhé. Personalidade carismática, reconhecido como ator de drama e teatro de marionetes na Republica Tcheca, realizou vários papéis em curtas e longas-metragens, filmes de publicidade e peças para rádio. Markéta Pellarová Mráziková, de Praga, República Tcheca. Em 1994, concluiu o Curso Superior de Teatro de Marionetes na Academia de Artes Musicais em Praga e desde então se estabeleceu como atriz e artista independente em teatro de marionetes e de teatro alternativo. Em 2004, com seus atuais colegas Martin e Peter, funda o Teatro Lokvar onde atua atualmente e trabalha como diretora artística. Além do teatro de marionetes, trabalha desde 2008 como consultora na área de auto apresentação, comunicação e argumento.
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de quarta a segunda-feira. Consulte todos os locais e horários de saída no site e no Facebook.
CCBB Brasília
Aberto de quarta a segunda-feira das 9h às 21h
SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel: (61) 3108-7600
Lokvar
A Embaixada da República Tcheca e o Centro Cultural Banco do Brasil apresentam turnê nacional do grupo de teatro de marionetes Lokvar, de Praga, pelas cidades de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Entre 2 e 26 de julho de 2015, os CCBBs de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro recebem o grupo tcheco LokVar, com as temporadas dos espetáculos infantis “João, O Indeciso” e “A Pequena Sereia”, além de vivências e oficinas para os pequenos.
Nascido na cidade onde o teatro de marionetes é tradição, Praga, O Grupo Lokvar desembarca no Brasil para divertir e fazer sonhar crianças e adultos. Com espetáculos que trazem um conto de fadas tradicional, em “João, o Indeciso”, e um clássico da literatura internacional, em “A Pequena Sereia”, o Lokvar dá vida a bonecos nos teatros e em espaços abertos. Serão 25 dias em solo brasileiro, apresentando, além de espetáculos, vivências e oficinas ministradas por eles e acompanhados de atores-manipuladores brasileiros, que passaram 14 dias com o Lokvar, em Praga, através de um programa de intercâmbio a convite do projeto.
O teatro de bonecos é uma das mais antigas formas de expressão artística, originada há cerca de três mil anos. Desde então, os bonecos, marionetes ou fantoches são os principais protagonistas desta arte, que ganham vida e graça através da maestria de seus manipuladores. A associação de movimento e sonoridade, o que encanta e seduz principalmente o público infantil, está sempre ligado ao entorno histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo.
A reconhecida habilidade dos atores-manipuladores do Lokvar teve escola na Faculdade de Teatro da Academia de Artes Performáticas de Praga (DAMU), instituição que, desde sua fundação, vem fortalecendo a tradição do teatro de animação em Praga. Soma-se ao reconhecimento de suas qualidades, enquanto bonequeiros, serem colaboradores de outros grupos como os Teatros Dejvické, Minor e V Dlouhé.
Em “João, o Indeciso”, a história começa na aconchegante sala da casa do João e termina em uma cerimônia de casamento. Preguiçoso, será que ele consegue sair, lutar com dragões, bandidos e demônios? Para, afinal, encontrar a noiva certa? Num emaranhado de perguntas e desafios, o público é convidado a ajudá-lo. Baseada em um conto de fadas tradicional, a história apresenta um João, carinhosamente chamado de Joãozinho, que de tolo não tem nada. Porém, as situações pelas quais ele tem que passar são difíceis demais para resolver sozinho. Somente com a ajuda da plateia, ele conseguirá decidir qual o rumo da sua história.
Ficha técnica: Adaptação: Lokvar; Direção: Michaela Homolová; Desenho gráfico: Bára Hubená; Música: Mechanix; e Elenco: Peter Varga e Martin Veliký.
“A Pequena Sereia”, espetáculo de marionetes interativo inspirado na história de Hans Christian Andersen. A trama tem inicio em um restaurante vazio, onde entra uma jovem, se senta e abre seu livro. Para o garçom, que não tem outros clientes para atender, é um passa tempo bem-vindo num dia lento e sem muito que fazer. A mulher, que veio para ler, não gosta da atenção à qual é dedicada. A insistência e simpatia do garçom a convence e os dois começam a ler juntos o conto “A Pequena Sereia”. Ambos se encantam pela história, que os transportam à infância. O garçom a apresenta outro conto, sobre saudade, dedicação e amor, com fantoches, e ela o ajuda a encenar. Aos poucos, todo o restaurante se transforma em cenário para uma fantasia subaquática da pequena sereia - um grande aquário. Durante a brincadeira, o garçom e a jovem se apaixonam, criando assim uma nova história – “A Pequena Sereia e seu Príncipe”.
Ficha técnica: Adaptação: Lokvar; Direção: Michaela Homolová; Desenho gráfico: Barbora Jakubková; Música: Milan Potocek; e Elenco: Markéta Pellarová Mráziková e Peter Varga.
Após cada uma das sessões, os atores-manipuladores recebem a plateia para uma breve vivência com o teatro de bonecos. Oportunidade para a criançada conhecer os bastidores do teatro. Neste encontro, os integrantes do Lokvar irão mostrar como é feita a manipulação dos bonecos e explicar, brevemente, como eles são construídos.
Serviços:
“João, o Indeciso”
Local: Jardim do CCBB Brasília
(SCES Trecho 2 – Brasília/DF)
Dias e horários: De 2 a 5 de julho de 2015
Quinta e sexta, às 10h e às 15h, e sábado e domingo, às 10h30 e às 15h.
Duração: 50 minutos.
Classificação indicativa: Livre para todas as idades.
Informações: 61 3108-7600.

“A Pequena Sereia”
Local: Teatro II CCBB Brasília
(SCES Trecho 2 – Brasília/DF)
Dias e horários: De 2 a 5 de julho de 2015
Quinta e sexta, às 19h, e sábado e domingo, às 18h.
Ingressos: Entrada franca
Senhas serão distribuídas a partir de uma hora antes do início de cada sessão.
Lotação: 100 pessoas.
Duração: 60 minutos.
Classificação indicativa: A partir de 3 anos.
Informações: 61 3108-7600

Oficina "Criação e Manipulação de Bonecos"
Uma aula lúdica e divertida para a criançada. Os integrantes do grupo, acompanhados de monitor, treinado e também bonequeiro, ensinarão para a meninada como confeccionar bonecos e também como manipulá-los. Os bonecos que os pequenos farão, são inspirados em personagens dos espetáculos – João, a Princesa Mariazinha, o Dragão e o Diabinho. A ideia é brincar e fazer arte – recortar, colorir, criar...
Gratuita, dias 4 e 05/07/2015, sábado e domingo, a partir das 11h30, com duração de 40 minutos e para até 20 crianças, maiores de 5 anos. Inscrições pelo e-mail lokvarnobrasil@gmail.com.
Depois de Brasília, a circulação do Lokvar segue para o CCBB São Paulo, de 09 a 12 de julho, em seguida para o CCBB Belo Horizonte, de 16 a 19 de julho, e encerra no CCBB Rio de Janeiro, de 23 a 26 de julho. Ao total, serão 32 sessões de "João, o Indeciso", 16 de "A Pequena Sereia", e mais 8 oficinas de criação e manipulação de bonecos para 160 crianças.
Intercâmbio cultural com o Lokvar, em Praga
Uma importante ação de valorização e estimulo à arte da bonecaria no Brasil
Entre os dias 31 de maio e 13 de junho de 2015, deste ano, a Embaixada da República Tcheca, em parceria com o CCBB, através de uma chamada pública, levou para Praga quatro atores brasileiros para um intercâmbio de imersão com o Grupo Lokvar. Foram no total 14 dias para troca de experiências, aprimoramento na arte de manipulação de bonecos e desenvolvimento de atividades formativas.
Os selecionados, além de participarem dos ensaios dos espetáculos, atuaram em funções adaptativas para as temporadas no Brasil, como adaptação do texto e criação de metodologias para oficinas infantis. De volta ao Brasil, cada artista selecionado estará disponível para apoiar na produção da turnê do Lokvar, participar das oficinas, bem como desempenhar o papel de representante do Grupo, cada qual em sua cidade de origem.
Sobre o Lokvar
Lokvar, fundado em Praga, capital República Tcheca, no ano de 2002, é um grupo independente de teatro de marionetes, que tem como formação base quatro atores, todos formados em Teatro Alternativo e Teatro de marionetes, pela tradicional Faculdade de Teatro da Academia de Artes Performáticas de Praga (DAMU).
Em seu repertório, contos de fadas tradicionais como “A Branca da Neve“, “Princesa de Cabelo de Ouro“ e “A pequena Seréia“. Com o objetivo de estimular a dramaturgia do teatro de bonecos, o grupo estimula colaboradores a escreverem peças para eles encenaram, a exemplo de “O Pai não é para jogar’, ‘Sobre o menino que não sabia portar-se mal’, ‘Conto de fadas sobre fogão’, “João, o Indeciso”.
Ainda na concepção e durante a construção de seus espetáculos, o Lokvar prima pela coreografia ou movimentação dos bonecos, convida os principais cenógrafos de teatro de marionetes e busca trazer à cena diferentes formas de bonecaria, como fantoches, marionetes, bonecos articulados e máscaras.
O trabalho desta trupe de bonequeiro segue escola tradicional tcheca de teatro de marionetes e, ao mesmo tempo, usa métodos e técnicas tanto modernas quanto alternativas. Seus espetáculos buscam a interação com público e combinam marionetes e atores vivos.
Atualmente, Lokvar possui no seu repertório sete espetáculos prontos e está preparando o oitavo. Para este novo trabalho, o Lokvar explora novos caminhos ao criar um espetáculo para o público adulto, e será uma comédia de rua sobre o fantoche Kasparek.