Meio Dia em Ponto
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
A dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana, a Orquestra de Rabecas do Cerrado, e muito Rock and Roll com Elisângela Rodrigues e Banda, os goianos da Sutura, os mineiros da Uganga, Dying Order, do Mato Grosso, e, direto do Paraná, a Tumulto encerra o primeiro dia do Meio-Dia em Ponto.
Abre a tarde de shows no domingo, o Cortejo da Fanfarra Pedra Fundamental, em seguida vêm a MPB do Duo Ariosto, Sergio Pereira tocando Reggae e Pop Rock, Catira e Moda de Viola com os Irmãos Zé Vieira e Viery, frevo com a Orquestra Menino de Ceilândia, e o evento se despede com o Rock and Roll das bandas Mitsein, Ira de Titãs, Quinta Essência e Dorsal Atlântica, vinda do Rio de Janeiro.

Serviço:
Meio-Dia em Ponto
Local: Praça Ferrock
Endereço: QNP 13 do Setor P Norte de Ceilândia-DF
Dias e horário: 22 e 23 de abril de 2023, das 12h às 20h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Evento
Tradicional evento popular de incentivo às artes ceilandenses e em favor da democratização da cultura chega a uma nova edição
Meio-Dia em Ponto
Onde entretenimento aliado à formação de pensamento crítico é a porta de acesso para o desenvolvimento local
Não é de hoje que Ceilândia é reconhecida como região-berço de vertentes culturais e onde se produz arte que desponta no cenário local e nacional. Qualidade que tem raízes nas diferentes origens de seus moradores, vindos de todas as regiões do Brasil, em especial o Nordeste, seguido pelo Centro-Oeste e Sudeste. Ceilândia é hoje a RA mais populosa do DF, com mais de 400 mil habitantes.
Os costumes e referências artísticas trazidos pelos que migraram para a região resultou em um caldeirão multicultural. O encontro dessas tradições fez surgir novos tons, sons, formas e cores contemporâneos de expressão artística, que passa pelas artes visuais, artesanato, música, teatro, dança e literatura. “Somos um polo cultural cada vez mais independente, produzindo e consumindo cultura da nossa região”, comenta Ari de Barros, curador e um dos idealizadores do Meio-Dia em Ponto.
A próxima edição do Meio-Dia em Ponto, dias 22 e 23 de abril, das 12h às 20h, contará com 18 shows musicais, de bandas do DF e de outras unidades da federação, feira de economia criativa, apresentação de dança, oficinas artísticas, ações brincantes para o público infantil e apresentações de culturas tradicionais. O evento, com entrada franca e livre para todos os públicos, vai acontecer na Praça Ferrock, localizada na QNP 13 do Setor P Norte, de Ceilândia. Para sua realização, o Meio-Dia em Ponto conta com patrocínio do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Dar palco e voz à pujante produção local, estreitar o encontro dos artistas com a população e ampliar os significados e valores do território, são as propostas principais do projeto, que vem sendo realizado há mais de 25 anos. Evento que não se restringe a proporcionar mais uma opção de arte e lazer, mas “provocar a consciência social e de combate à violência, objetivando despertar uma visão mais crítica de nossa realidade”, ressalta Ari, ativista cultural, que justifica “a ocupação por meio da cultura, estimula o convívio e fortalece o sentimento de pertencimento, zelo e cuidado com o espaço comunitário”.
A programação começa ao meio-dia, em ponto, com brincadeiras tradicionais, num resgate das formas antigas de brincar, promovendo o repasse dessas tradições para as crianças e estimulando o diálogo entre gerações. Nos palcos, as bandas se revezarão em shows de Viola Caipira, MPB, Catira, Pop, Reggae, Repente e Rock and Roll, em seus estilos clássicos. A produção local de artesanato estará representada na feira de economia criativa, para estimular a geração de renda.
Além das apresentações artísticas, que têm início às 12h, quem quiser chegar mais cedo também pode. A partir das 9h, já vai estar rolando uma exposição de carros antigos, a feira e um torneio de futsal, em ambos os dias de evento. No sábado, quem anima a manhã é a DJ Silvia Gehre e no domingo, a DJ Eliane de Castro.
Representando outras artes, além da música, no Meio-Dia em Ponto se apresentam a Companhia Estúdio Passos de Dança, o Grupo Capoeira Ginga Ativa e o Mamulengo Fuzuê, no sábado. No mesmo dia, sobem ao palco o Grupo Pé.