Exposição Metamorfoses
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Serviço:
Exposição Metamorfoses em cartaz no Espaço Oscar Niemeyer
Local: Espaço Oscar Niemeyer (Praça dos Três Poderes)
Brasília-DF
Em cartaz até o dia 12 de março de 2023, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados e domingos, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Não recomendado para menores de 10 anos
Mais informações: Instagram - exposicao_metamorfoses / fotoemcurso
Evento
Exposição Metamorfoses em cartaz no Espaço Oscar Niemeyer
Obras de 105 estudantes do Instituto Foto em Curso poderão ser conferidas no local até dia 12 de março.
“Metamorfose significa mudança, a transformação de um ser em outro. De uma forma em outra. No sentido figurado, metamorfose é a mudança que ocorre no caráter, no estado ou na aparência de uma pessoa. É a transmutação física ou moral. Aqui, é a transformação do olhar”. Durante os dois anos de pandemia, a fundadora do Instituto Foto em Curso, Katarzyna Chiluta, criou o curso on-line “O fotógrafo artista”, onde os alunos vivem a experiência visual da fotografia como obra de arte. E, agora, 105 alunos expõe 282 obras na exposição Metamorfoses. A mostra ficará em cartaz até o dia 12 de março, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, no Espaço Oscar Niemeyer (Praça dos Três Poderes). Aos sábados e domingos, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Não recomendado para menores de 10 anos.
Em sua primeira realização, a exposição Metamorfoses visa propiciar a experiência expositiva como conclusão dos ensinamentos. Os artistas estão em início de carreira, oriundos das cinco regiões do Brasil e também fora do país.
FOTO EM CURSO - O Instituto Foto em Curso foi criado pela polonesa radicada no Brasil, Katarzyna Chiluta e, durante os dois anos, da pandemia, a oficina teve como foco juntar fotografia com história da arte.
“Um dos maiores fotógrafos brasileiros, Sebastião Salgado, diz que “"você não fotografa com sua câmera, mas com toda sua cultura"”, destaca Katarzyna Chiluta, que exalta o resultado dos estudantes.
A exposição conta com fotografias artísticas de diversas modalidades, sobre temas que partem de referências a movimentos artísticos como o Cubismo, Impressionismo e expressionismo. “ Queremos promover o exercício de manifestação artística e a ocupação dos espaços com arte, cultura e lazer”, frisa Chiluta.
Metamorfoses - As fotos foram trabalhadas em um ambiente que reuniu diferentes pessoas, faixas etárias diversas, lugares inusitados. Vivências múltiplas durante o período de isolamento em decorrência da pandemia. “O processo de metamorfose pelo qual os alunos passaram resultou na fotografia artística e formação de um novo olhar dos ingressantes do curso, com referências dentro da história da arte e uma educação imagética praticada ao longo dos meses resultam na primeira exposição com o trabalho das primeiras três turmas”, conclui Chiluta.