OPA! Olhar Para Além
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Programação:

Módulo 01 – Roteiro
O Módulo 01 tem como foco principal escrever um roteiro de filme. De forma prática vamos conversar sobre o que é um roteiro e como organizar uma história em forma de roteiro. As atividades passearão entre escrever cenas, descrever tudo o que vai acontecer no filme, quem são os personagens, onde eles estão e para onde vão, o que eles falam, etc. Ao final da aula, gravaremos nosso próprio filme!
DIA 27/10/23 (Oficina fechada para Escola Pública do DF)
Das 14h às 18h
DIA 28/10/23
14h às 14h30 – Recepção e organização dos participantes
14h30 às 17h30 – Oficina
17h30 às 18h – Organização e despedida
Módulo 02 – Atuação

No Módulo 02 vamos falar sobre atuação. É hora de preparar os atores para contar a história que está no roteiro. Aqui buscaremos compreender como o corpo, a respiração e o olhar podem contribuir para construção de um personagem para um filme. Ao final da aula, gravaremos nosso próprio filme!
DIA 03/11/23 (Oficina fechada para Escola Pública do DF)
Das 14h às 18h
DIA 04/11/23
14h às 14h30 – Recepção e organização dos participantes
14h30 às 17h30 – Oficina
17h30 às 18h – Organização e despedida

Módulo 03 – Fotografia
No Módulo 03 vamos falar sobre a fotografia no cinema, a forma como enquadramos a imagem para contar a nossa história, como direcionamos o olhar do nosso público para o que queremos que ele veja. Aqui buscaremos compreender os diferentes enquadramentos, angulações de eixo, e iluminação, e como esses elementos conduzem a história que queremos contar. Ao final da aula, gravaremos nosso próprio filme!
DIA 10/11/23 (Oficina fechada para Escola Pública do DF)
Das 14h às 18h
DIA 11/11/23
14h às 14h30 – Recepção e organização dos participantes
14h30 às 17h30 – Oficina
17h30 às 18h – Organização e despedida

Módulo 04 – Direção de arte
No Módulo 04 vamos falar especialmente sobre os elementos do cenário e figurino. Esses elementos nos ajudam a entender onde a história se passa, em que época, quem são as personagens que frequentam esse local. Ao final da aula, gravaremos nosso próprio filme!
DIA 17/11/23 (Oficina fechada para Escola Pública do DF)
Das 14h às 18h
DIA 18/11/23
14h às 14h30 – Recepção e organização dos participantes
14h30 às 17h30 – Oficina
17h30 às 18h – Organização e despedida

Módulo 05 – Gravação
No Módulo 05 vamos aprender a colocar a mão na massa e fazer a filmagem de um filme. Aqui buscaremos compreender como unir roteiro, iluminação, cenário, figurino e atores para gravar nossa história. De forma prática vamos planejar e gravar um filme do começo ao fim.
DIA 24/11/23 (Oficina fechada para Escola Pública do DF)
Das 14h às 18h
DIA 25/11/23
14h às 14h30 – Recepção e organização dos participantes
14h30 às 17h30 – Oficina
17h30 às 18h – Organização e despedida

Módulo 06 – Edição
No Módulo 06 vamos falar sobre como montar um filme. A edição consiste em selecionar as melhores partes da filmagem. Vamos aprender a organizar as melhores cenas, colocar trilha sonora, e montar o nosso filme para contar a história que filmamos. Ao final da aula, vamos gravar e editar nosso próprio filme!
DIA 01/12/23 (Oficina fechada para Escola Pública do DF)
Das 14h às 18h
DIA 02/12/23
14h às 14h30 – Recepção e organização dos participantes
14h30 às 17h30 – Oficina
17h30 às 18h – Organização e despedida

Evento
OPA! Olhar Para Além chega ao CCBB Brasília com oficinas gratuitas de audiovisual para crianças
As oficinas ministradas por Beta Rangel e Venusto prometem despertar novos olhares e a criatividade do público infantil que vai poder
“OPA! - Olhar Para Além” é um curso de cinema para crianças por meio de oficina prática para mentes curiosas que querem saber como os filmes, animações e mesmo os vídeos do youtube são feitos! Em seis aulas superdivertidas, os participantes do curso conhecerão elementos de cinema e irão adquirir habilidades para criarem seus próprios filmes ou vídeos. As aulas são estruturadas para crianças de 07 a 11 anos e acontecem no CCBB Brasília. O curso é de 27/10 até 02/12, com oficinas gratuitas, sendo que às sextas, das 14h às 18h, exclusivamente para alunos de escolas públicas do DF. Aos sábados, também das 14h às 18h, para o público em geral, mediante a retira de ingressos no site e na bilheteria física do CCBB Brasília.
Nas oficinas serão apresentados filmes e animações para as crianças exercitarem a observação da sétima arte com um novo olhar, entendendo os recursos, técnicas e mecanismos que orientam a criação das cenas e imagens que nos emocionam ou divertem. Assim, as crianças aprenderão a construir roteiros e gravarão as histórias que criarem. A cada sábado será abordado uma diferente área técnica do cinema e o participante pode comparecer a uma aula específica ou a todas, sem prejuízo de conteúdo na aprendizagem.
O projeto visa instigar crianças que estão na segunda fase da infância a se expressarem por meio do audiovisual, desenvolvendo a criatividade e novos olhares, a começar pelos aparelhos celulares pessoais, e incluindo materiais (figurino, cenário) que tenham acesso, sem necessidade de aportes financeiros.
A oficina vai apresentar conceitos, terminologias e técnicas utilizadas no cinema e se desenvolver em torno de aulas práticas de realização e produção de vídeo usando aparelhos celulares, a fim de aguçar um olhar e análise crítica para o que está sendo produzido na atualidade.
O curso será ministrado por Roberta Rangel, cineasta e atriz e Tiago Venusto, cineasta multiartista, ambos profissionais experientes no trabalho com o público infanto-juvenil e com filmes premiados em festivais de cinema. “Ao final, as próprias crianças irão mostrar o resultado do seu trabalho. Iremos convidar pais, professores para também interagirem. A ideia não é que a criança siga a profissão, necessariamente, mas que possa desenvolver a sensibilidade artística, de humanidade, trocando conosco na Arte”, pontuam Beta Rangel e Venusto.
Mini bio dos educadores
Beta Rangel, arte-educadora, atriz e cineasta formada em Artes Cênicas, na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Também estudou Teatro no Instituto Nacional de Artes Dramáticas de Sydney, na Austrália. Rangel recebeu os prêmios de melhor atriz no "Five continents film Festival" na Venezuela e Independent Shorts Awards, na Califórnia (EUA).
Tiago Venusto é diretor cinematográfico, ator e especialista em educação. Cursou cinema na New York Filme Academy – NY e na Academia Internacional de Cinema – SP. Vencedor dos prêmios: Direção de Arte na Mostra Bsb do 54 Festival de Cinema de Brasília 2021, dentre outros.

Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.  
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.   
Em 2022, o CCBB Brasília obteve a certificação ISO 14001, importante credencial de boas práticas ambientais, demonstrando o compromisso do Banco do Brasil com a ética e a sustentabilidade ambiental.

Serviço:
“OPA! Olhar Para Além”
De 27 de outubro a 02 de dezembro de 2023, às sextas e aos sábados
Horário: 14h às 18h
Local: sala multiúso do CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF
Informações: 6131087600
Capacidade do cinema: 20 crianças por dia
Classificação livre, com indicação para crianças de 07 a 11 anos
Oficinas de sexta-feira: entrada gratuita, exclusiva para alunos das escolas públicas do DF, mediante processo seletivo prévio realizado pela produção do evento
Oficinas de sábado: entrada gratuita, mediante a retirada de ingressos no site bb e na bilheteria física do CCBB Brasília
Os ingressos para as oficinas de sábado serão liberados no dia anterior, às 12h.
Ingressos válidos até o horário de início da oficina.