PROJETO PIAZZOLLA
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
A CAIXA Cultural Brasília apresenta temporada de projeto musical que une talento, reconhecimento internacional e paixão pela obra de Piazzolla, no ano que se completam 25 anos de sua morte
3001 PROJETO PIAZZOLLA
por
Elena Roger & Escalandrum
A perfeita sintonia entre a banda liderada pelo neto de Piazzolla, Daniel "Pipi" Piazzolla, Escalandrum, um dos expoentes do jazz contemporâneo, e a cantora e atriz, Elena Roger, premiada tanto na Argentina como fora, em, percorrerem um itinerário portenho e atual.
A ideia do grupo de se reunir nasceu em Nova Iorque, em 2012, quando Elena Roger, em temporada na Broadway com o musical “Evita”, foi assistir ao show de seus conterrâneos - Escalandrum - no Clube Birdland, mítico reduto nova-iorquino de Jazz. Deste encontro, ficou a vontade de compartilhar projetos, que em 2016 começaram a tomar forma até chegar ao que hoje se chama 3001 (trailer).
Escalandrum já arrematou o Prêmio Gardel, de música, o mais importante de seu país, nas categorias “Melhor Álbum de Jazz”, nos anos de 2012 e 2014, “Melhor Álbum do Ano” e o aclamado “Gardel de Ouro”, além de já ter sido nominado, em 2012, ao Grammy Latino como “Melhor Álbum Instrumental”. Firmes e em carreira consolidada na cena nacional argentina, concorrem, neste ano, mais uma vez, ao Prêmio Gardel na categoria “Melhor Álbum do Ano” com o álbum “3001 Proyecto Piazzolla”, que apresentam na CAIXA Cultural Brasília.
Para a também argentina María Susana Azzi, antropóloga cultural, “a potência energética dos músicos que conformam Escalandrum, mais a energia vital e a força expressiva de Elena, nos levam a uma outra dimensão. Esse espetáculo percorre um itinerário portenho e atual. Ao escutá-lo, parece que Elena e Escalandrum se conhecem desde sempre: os une o talento, uma sólida formação professional, experiência internacional reconhecida e uma grande paixão. A sincronia é notável. O legado musical de Piazzolla é profundo e intenso, é presente e futuro. ”
Ficha técnica:
Voz e Direção: Elena Roger | Bateria e Direção: Daniel "Pipi" Piazzolla | Piano e Arranjos: Nicolás Guerschberg | Contrabaixo: Mariano Sívori | Sax Tenor: Damián Fogiel |Sax Alto e Soprano: Gustavo Musso | Clarinete Baixo: Martín Pantyrer.
Serviço:
Show: “3001 Projeto Piazzolla”, com Elena Roger e Escalandrum
Local: CAIXA Cultural Brasília-DF, Teatro da CAIXA
Endereço: SBS Quadra 4 Lotes 3/4 – Edifício anexo à Matriz da Caixa.
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes).
Temporada: Dias 16, 17 e 18 de junho de 2017.
Dias e horários: Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 20,00 e 10,00 (meia entrada para estudantes, professores, maiores de 60 anos, funcionários e clientes CAIXA e doadores de agasalho).
Bilheteria: De terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h.
A venda de ingressos começa no sábado, dia 10 de junho e Vale-Cultura.
Informações: 3206-6456
Classificação indicativa: Livre
Produção executiva: Henan Halak
Produção Brasília: Elias Oliveira
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal.
Oficina gratuita de Jazz com argentino Daniel “Pipi” Piazzolla, nomeado Figura Pública Cultural, pelo Governo de Buenos, e considerado um dos melhores bateristas no estilo
A CAIXA Cultural Brasília convida para oficina sobre técnica, equilíbrio, polirritmia, métricas irregulares e balanço, dentro de todas as formas possíveis de interagir e improvisar do gênero Jazz Contemporâneo.
Daniel “Pipi” Piazzolla, neto de Astor Piazzolla, é líder da argentina “Escalandrum”, banda vencedora do Prêmio Gardel em três categorias - “Melhor Álbum de Jazz”, “Melhor Álbum do Ano” e “Gardel de Ouro” - e já foi nominada ao Grammy Latino. Pipi é autor do livro "Batería Contemporánea", publicado pela Ediciones Rosarinas (Argentina) em 2010.
Serviço:
Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília-DF
Endereço: SBS Quadra 4 Lotes 3/4 – Edifício anexo à Matriz da Caixa.
Dia e horário: Sábado, 17 de junho, das 17h às 18h
Participação gratuita e seleção por ordem de chegada (sujeito a lotação)
Informações: 3206-6456
Classificação indicativa: Livre
Escalandrum levou sua proposta artística a mais de 40 países na Europa, Asia e nas Américas e tem oito discos editados. O grupo instrumental participou em festivais de jazz no mundo todo. Entre outras distinções, recebeu o Prêmio “Konex de Platino” como Melhor Grupo de Jazz da década 2005-2015 e um “Gardel de Ouro” no ano 2012 pela trajetória. Estes prêmios são os mais importantes da música na Argentina. Compartilharam palco com artistas Internacionais como Dave Holland, Ute Lemper, Buika, Julieta Venegas, entre outros. Em 2011, Escalandrum apresentou seu disco “Piazzolla plays Piazzolla”. A repercussão do público e a imprensa foi estupenda e receberam uma nomeação aos Latin Grammy Awards na categoria “Melhor Álbum Instrumental”.
Elena Roger, reconhecida e premiada tanto na Argentina como no exterior. Protagonizou obras emblemáticas da comedia musical em Londres, Madri, Broadway e Buenos Aires. “Evita”, “Piaf”, “Passion”, são alguns de seus trabalhos mais destacados e pelos quais obteve um grande reconhecimento do público e da imprensa. Foi nomeada aos Prêmios “Olivier” com as três obras que protagonizou no Reino Unido; prêmio que obteve por seu papel principal na obra PIAF na que emocionou até as lágrimas ao público inglês. É a única argentina que recebeu este prêmio até o momento. Em 2011 obteve na Argentina o Prêmio “Konex” a “Melhor Atriz de Comedia Musical da Década”. Leva três discos editados como cantora de maneira independente.