Evento
Agente Cultural do DF Kaio de Aquino estreia espetáculo em Salvador-BA
Segredo em Mi(m) Maior
Um espetáculo de Kaio de Aquino
O projeto
Após alguns anos de imersão no universo cultural e pesquisa em fotografia, performance, escrita criativa e eventos artísticos, o agente cultural Kaio de Aquino, por meio do edital permanente da SECEC-DF - Conexão Cultura, desembarca na Bahia para um intercâmbio cultural entre Samambaia (DF) e Salvador (BA). O objetivo é a criação de um espetáculo solo a partir das mesmas técnicas utilizadas pelo ator e diretor Leno Sacramento na criação de seus espetáculos. Ao chegar à cidade o artista é desafiado a montar e apresentar um espetáculo em 15 dias. Através de encontros diários no Galpão Wilson Melo com imersões teóricas (leituras e debates) e práticas (improvisações, artes marciais, fotografia) nasce o espetáculo SEGREDO-EM-MI(M)-MAIOR. Além de ser um resultado do intercâmbio também constitui um produto artístico que nasce em Salvador e que vai circular e amadurecer em Brasília.
O espetáculo
O espetáculo traz o corpo gordo como destaque em uma narrativa visual de respeito e aceitação própria. Nos últimos quatro anos Kaio de Aquino mergulhou fundo na temática que reúne sentimentos, emoções, além de dramas pessoais e coletivos, na construção de uma identidade única como a própria digital de cada pessoa. Nesse período de pesquisa fez exposições fotográficas, curtas-metragens e performances com o tema, e estes desafios constituíram a base do processo da construção deste espetáculo, que desenvolve as narrativas dentro de um arco dramático que traz para o público uma experiência de respeito, empatia, imersão, reconhecimento e libertação. Gordofobia é um neologismo para o comportamento de pessoas que julgam alguém inferior, desprezível ou repugnante por ser gordo. Funciona como qualquer outro preconceito baseado em uma característica única e representam um retrocesso para qualquer sociedade comprometida com o direito e o bem estar de todos. Essa foi a provocação que trouxe Kaio Aquino até a Bahia para a construção de um espetáculo solo.
Frases como “O seu rosto é tão bonito, devia perder uns quilinhos”, ” Essa roupa ficava perfeita se não se percebesse a barriga”, ” O seu peso pode prejudicar sua saúde”, por mais que pareçam delicadas são consideradas gordofóbicas porque explicita a nãoaceitação do outro, por parte de quem diz as frases. Há ainda os mais agressivos que proliferam xingamentos e agressividades gratuitas a partir de uma ótica equivocada de respeito ao próximo.
O performer
Kaio de Aquino é enfermeira, fotógrafa, artista visual, audiovisual e performer. É atuante nas periferias do DF por meio do núcleo Arte e Cultura LGBTQIA+ Coletiva, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da cultura Periférica. Atualmente faz a produção do espetáculo Esperando Zumbi com Cristiane Sobral, e faz parte da equipe de gestão do Festival Ondanegra, além de fazer a coordenação geral e pedagógica do projeto LGBT’S e REDE. Dentro do campo literário publicou o primeiro livro Rústico (por Luan Pereira) pelo projeto Do Poema ao Livro da editora AVÁ. O conto “Oxum-em-mi-maior foi publicado pela coletânea Muntu e o conto “João, Maria e José” foi roteirizado e gravado pela Academia de Cinema de Brasília.
A equipe
A escolha de Leno Sacramento para a direção foi baseada na trajetória deste artista que há 25 anos faz parte do Bando de Teatro Olodum estando em todos os trabalhos de Teatro, TV e Cinema do grupo durante esse tempo. Como ator participou também dos filmes Besouro, Cidade Baixa, Ó Paí Ó e Jardim das Folhas Sagradas. Além das atividades em grupo, desenvolve um método próprio de criação artística e já estreou cinco espetáculos com produção própria: O Clássico Baseado em Fatos Reais (2012) En(cruz)ilhada (2019), Nas Encruza (2020), Vi(elas) (2021), Escarro Início (2022). Para compor a equipe, Leno convidou alguns profissionais com os quais vem desenvolvendo trabalhos artísticos. Fernanda Paquelet fez a preparação técnica conduzindo as improvisações que serviram de base para a construção e seleção de cenas para o espetáculo, e Júnior Brito criou as bases de áudio com as vozes do próprio Kaio, vozes convidadas e efeitos sonoros.
Ficha técnica:
Atuação: Kaio de Aquino - Arte e cultura LGBTQIA+ - Samambaia DF- kaiodeaquino1
Direção: Leno Sacramento - lenosacramento
Preparação Técnica: Fernanda Paquelet - (Coletivo4) - fpaquelet - coletivo4
Iluminação: Fernanda Paquelet
Dramaturgia: coletiva
Trilha sonora Junior Brito - aqueledasvozes
Com vozes de todes
A dor é o quebrar ( Adaptação de uma oração Africana para Primavera)
Voz e adaptação: Manu Creux
Voz: DiFÈRICO
Serviço:
Onde: Galpão Wilson Melo – Forte do Barbalho
Salvador-BA
Quando: 07/12/22 – 16h e 07/12/22 – 19h
Quanto: Gratuito (Contribuição voluntária ao término do espetáculo)
(Sujeito a lotação da casa)
Segredo em Mi(m) Maior
Um espetáculo de Kaio de Aquino
O projeto
Após alguns anos de imersão no universo cultural e pesquisa em fotografia, performance, escrita criativa e eventos artísticos, o agente cultural Kaio de Aquino, por meio do edital permanente da SECEC-DF - Conexão Cultura, desembarca na Bahia para um intercâmbio cultural entre Samambaia (DF) e Salvador (BA). O objetivo é a criação de um espetáculo solo a partir das mesmas técnicas utilizadas pelo ator e diretor Leno Sacramento na criação de seus espetáculos. Ao chegar à cidade o artista é desafiado a montar e apresentar um espetáculo em 15 dias. Através de encontros diários no Galpão Wilson Melo com imersões teóricas (leituras e debates) e práticas (improvisações, artes marciais, fotografia) nasce o espetáculo SEGREDO-EM-MI(M)-MAIOR. Além de ser um resultado do intercâmbio também constitui um produto artístico que nasce em Salvador e que vai circular e amadurecer em Brasília.
O espetáculo
O espetáculo traz o corpo gordo como destaque em uma narrativa visual de respeito e aceitação própria. Nos últimos quatro anos Kaio de Aquino mergulhou fundo na temática que reúne sentimentos, emoções, além de dramas pessoais e coletivos, na construção de uma identidade única como a própria digital de cada pessoa. Nesse período de pesquisa fez exposições fotográficas, curtas-metragens e performances com o tema, e estes desafios constituíram a base do processo da construção deste espetáculo, que desenvolve as narrativas dentro de um arco dramático que traz para o público uma experiência de respeito, empatia, imersão, reconhecimento e libertação. Gordofobia é um neologismo para o comportamento de pessoas que julgam alguém inferior, desprezível ou repugnante por ser gordo. Funciona como qualquer outro preconceito baseado em uma característica única e representam um retrocesso para qualquer sociedade comprometida com o direito e o bem estar de todos. Essa foi a provocação que trouxe Kaio Aquino até a Bahia para a construção de um espetáculo solo.
Frases como “O seu rosto é tão bonito, devia perder uns quilinhos”, ” Essa roupa ficava perfeita se não se percebesse a barriga”, ” O seu peso pode prejudicar sua saúde”, por mais que pareçam delicadas são consideradas gordofóbicas porque explicita a nãoaceitação do outro, por parte de quem diz as frases. Há ainda os mais agressivos que proliferam xingamentos e agressividades gratuitas a partir de uma ótica equivocada de respeito ao próximo.
O performer
Kaio de Aquino é enfermeira, fotógrafa, artista visual, audiovisual e performer. É atuante nas periferias do DF por meio do núcleo Arte e Cultura LGBTQIA+ Coletiva, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da cultura Periférica. Atualmente faz a produção do espetáculo Esperando Zumbi com Cristiane Sobral, e faz parte da equipe de gestão do Festival Ondanegra, além de fazer a coordenação geral e pedagógica do projeto LGBT’S e REDE. Dentro do campo literário publicou o primeiro livro Rústico (por Luan Pereira) pelo projeto Do Poema ao Livro da editora AVÁ. O conto “Oxum-em-mi-maior foi publicado pela coletânea Muntu e o conto “João, Maria e José” foi roteirizado e gravado pela Academia de Cinema de Brasília.
A equipe
A escolha de Leno Sacramento para a direção foi baseada na trajetória deste artista que há 25 anos faz parte do Bando de Teatro Olodum estando em todos os trabalhos de Teatro, TV e Cinema do grupo durante esse tempo. Como ator participou também dos filmes Besouro, Cidade Baixa, Ó Paí Ó e Jardim das Folhas Sagradas. Além das atividades em grupo, desenvolve um método próprio de criação artística e já estreou cinco espetáculos com produção própria: O Clássico Baseado em Fatos Reais (2012) En(cruz)ilhada (2019), Nas Encruza (2020), Vi(elas) (2021), Escarro Início (2022). Para compor a equipe, Leno convidou alguns profissionais com os quais vem desenvolvendo trabalhos artísticos. Fernanda Paquelet fez a preparação técnica conduzindo as improvisações que serviram de base para a construção e seleção de cenas para o espetáculo, e Júnior Brito criou as bases de áudio com as vozes do próprio Kaio, vozes convidadas e efeitos sonoros.
Ficha técnica:
Atuação: Kaio de Aquino - Arte e cultura LGBTQIA+ - Samambaia DF- kaiodeaquino1
Direção: Leno Sacramento - lenosacramento
Preparação Técnica: Fernanda Paquelet - (Coletivo4) - fpaquelet - coletivo4
Iluminação: Fernanda Paquelet
Dramaturgia: coletiva
Trilha sonora Junior Brito - aqueledasvozes
Com vozes de todes
A dor é o quebrar ( Adaptação de uma oração Africana para Primavera)
Voz e adaptação: Manu Creux
Voz: DiFÈRICO
Serviço:
Onde: Galpão Wilson Melo – Forte do Barbalho
Salvador-BA
Quando: 07/12/22 – 16h e 07/12/22 – 19h
Quanto: Gratuito (Contribuição voluntária ao término do espetáculo)
(Sujeito a lotação da casa)