Marcelo Douglas
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
Marcelo Douglas lança o livro
“HISTÓRIAS DE OPRESSÃO E LIBERDADE”
O historiador e cientista político Marcelo Douglas acaba de concluir seu mais recente livro “Histórias de Opressão e Liberdade” (Ed. Ramalhete). Trata-se de um romance histórico contextualizado em cinco épocas distintas da humanidade, relatando importantes e decisivos momentos da história, tendo como pano de fundo a luta pela liberdade revelada pela ótica dos atores mais fracos.
Marcelo Douglas, que atualmente é gestor governamental do Ministério da Economia e já publicou vários livros na área de Administração Pública, todos pela Fundação Getúlio Vargas, embarca agora nessa jornada feita de batalhas pela liberdade.
Nas tramas apresentadas na forma de um romance, quase uma saga da aventura humana, tudo começou com o surgimento da propriedade privada e a fixação dos agricultores ao solo, processo que afugentou a liberdade e aprisionou o homem ao futuro, como sugere a história de Ur no primeiro capítulo.
O domínio da América e a extinção em massa dos indígenas colocou a liberdade de Anahí em jogo, tragando impiedosamente milhões de vidas, exigindo uma luta pessoal extrema, narrada com emoção no segundo capítulo.
Quando a escravidão negra atravessa o largo oceano e deita suas raízes no Brasil, a tragédia particular de Banta embarca junto, comprometendo a possibilidade de uma existência livre, como revela a terceira trama.
No capítulo seguinte, o quarto, a impactante e horrenda história de Frank sob o nazismo escrutina de forma avassaladora o momento de maior inflexão da sociedade ocidental, que até hoje se pergunta como tudo aquilo pôde ter acontecido.
Por fim, no quinto e último capítulo, os desencontros pessoais de Raul revelam as armadilhas da vida moderna, onde a liberdade sucumbe por caminhos, aflições ou estilos de vida supostamente inofensivos, imperceptíveis ou mesmo inevitáveis.
As histórias do livro têm em comum os caminhos tortuosos que a busca da liberdade exige, proporciona ou descortina. Como num grande teatro da existência, dramas pessoais imaginários foram inseridos e contextualizados em momentos históricos decisivos para a humanidade, despertando o leitor para questões filosóficas atemporais e importantes, como a ética e a igualdade.
São relatos de pessoas comuns – cinco vidas simples – mas que revelam de forma eloquente os grandes problemas que os homens têm enfrentado desde o início da civilização.

“Histórias de Opressão e Liberdade”, de Marcelo Douglas
Editora Ramalhete
Livro disponível em: editoraramalhete ou amazon