Arte|Fato
Clique para Ampliar a Imagem
Representando o protagonismo e empoderamento de mulheres, Marcela Rodrigues, irmã de bancária do Banco do Brasil, é praticante de Pole Dance desde 2012, tem bacharelado e licenciatura em Artes pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), onde se especializou nas linguagens visuais e do corpo. Sua profissionalização teve início em 2015 enquanto acrobata e performer da modalidade. Fundadora do Pole Voe, tem se dedicado como instrutora, em especial de mulheres, e a pesquisas artísticas.
Natural de Balneário Camboriú e neta de riograndenses, a jovem Nicolle Camargo se encantou pela tradição gaúcha em tenra idade. Conheceu o CTG Estância Gaúcha do Planalto, em Brasília, e encontrou na dança regional e na declamação uma forma de expressar e apresentar a cultura gaúcha a toda comunidade e tem como incentivador o seu pai Edson Wander Melo, funcionário do Banco do Brasil. No Arte Fato, Nicolle vai interpretar poemas de autores gaúchos.

Serviço:
Arte Fato, XXI Edição
Dia e horário: 22 de março de 2022, terça-feira, às 20h
Transmissão gratuita: youtube - bancariosbsb e @tvcomdf no YouTube, Facebook e Instagram
Tema: “Por um Mundo de Paz”
Participações: Mãe Baiana, Monge Sato, Aida Kakuzen Cruz, Elis Camelo, Humberto Maciel, Renato Matos, Cleber Barros, Marcela Rodrigues e Nicolle Camargo
Apresentação: Murilo Grossi
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Evento
O Sindicato dos Bancários e Bancárias de Brasília convidou artistas e personalidades para debater e pedir paz no mundo, na 21ª edição do programa:
Arte Fato
Harmonia entre música, dança, poesia e bate-papo no palco, que, para esta edição, pretende transmitir uma mensagem de paz e união entre povos
A guerra na Ucrânia tem pautado debates mundo afora, porém, outros conflitos armados também afligem povos em diferentes regiões. Confrontos estes que têm intensificado o fluxo migratório de refugiados, perseguido opositores, provocado crises de abastecimento, ameaçado a sobrevivência de populações, dentre outros fatos que perturbam a paz e a harmonia.
Para aprofundar nestes temas, a próxima edição do Arte Fato conta com a presença das lideranças religiosas Mãe Baiana, Yalorixá da Comunidade Tradicional de Terreiro Ylè Axé Oyá Bagan, Aida Kakuzen Cruz, Presidenta da Associação Zen Budista de Brasília, e Monge Sato, do Templo Shin-Budista de Brasília.
No campo das artes, participam os músicos Cleber Barros e Renato Matos, a dançarina Marcela Rodrigues e a declamadora de poesia Nicolle Camargo. Quatro representantes das artes que, através de suas obras, irão transmitir mensagens e desejos de equilíbrio. E dando voz a organizações trabalhistas, Elis Camelo, representando a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte, e Humberto Maciel, do Sindicato dos Bancários de Brasília.
Também estará na pauta do 21º Arte Fato a comemoração dos 70 anos do grande artista Renato Matos, um legítimo representante das artes produzidas no Distrito Federal. Poeta, artista plástico, cantor, compositor e multi-instrumentista, Renato já levou sua arte para os quatro cantos do Brasil e exibiu seu talento em diversos países.
No ano de 1977, foi ele quem abriu a primeira edição do “Concerto Cabeça”, um marco do movimento cultural de Brasília. Sua longa e ininterrupta carreira, com passagens por diversas bandas e de carreira solo consolidada, será homenageada no palco do Arte Fato. No programa, ele sobe ao palco acompanhado de Samuel Lila, no baixo, Leonardo Vilela, na guitarra, e Israel Linhares, na bateria.
Também se apresenta nesta edição do Arte Fato, o cantor e bancário do Santander Cleber Barros. Ex-vocalista da banda gospel Cia + Amor, Cleber, apesar de ter a música como hobby, se apresenta em eventos fechados, casamentos e aniversários com seu repertório de sertanejo universitário.