“DAVID LYNCH”
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O LADO SOMBRIO DA ALMA
DAVID LYNCH – O LADO SOMBRIO DA ALMA
A CAIXA Cultural Brasília apresenta, de 9 a 22 de fevereiro de 2015, grande mostra com a exibição da filmografia completa do diretor David Lynch que inclui longas-metragens, curtas, participações, seriados e comerciais para tevê.
A mostra David Lynch – O lado sombrio da alma vai exibir, de 9 a 22 de fevereiro de 2015, na CAIXA Cultural Brasília, a obra completa de um dos diretores mais polêmicos do cinema mundial. Serão apresentados ao todo 42 filmes entre seus longas-metragens, curtas, filmes que produziu ou apenas atuou, suas séries para tevê, material exclusivo para a internet, comerciais para a TV, além de filmes de sua filha, Jennifer Lynch, documentários sobre sua trajetória e os que participou. No dia 19, o curador da mostra, Mário Abbade, acompanhado do Dr. em Sociologia pela UnB, Sr. Gilberto Barral, convida fãs de David e apaixonados por cinema para um bate-papo sobre a obra e trajetória do diretor, roteirista, produtor, artista visual, músico e ocasional ator norte-americano.
O projeto reúne todo o material que o cineasta já produziu em seus mais de quarenta anos de carreira dedicados ao cinema e TV. Com exceção dos longas-metragens, grande parte do material é inédito no Brasil e a maior parte não chegou a ser lançada em DVD no exterior. As matrizes em VHS dos filmes produzidos nos anos 80, 90, 2000 são, apesar da qualidade inferior, uma oportunidade única para o público conhecer as multifacetas desse renomado artista contemporâneo.
Para Abbade, apresentar a obra completa de Lynch em uma única mostra é de grande valia. “É a oportunidade para conhecer a fundo um dos diretores mais influentes das últimas décadas, além de abrir discussões sobre questões atuais como a do cinema digital em conflito com o cinema em celuloide, já que Lynch afirmou que jamais usaria película novamente, uma vez que, para ele, este formato limita suas ideias”, explica.
A formação artística de Lynch começou nos anos 60, com o estudo de pintura na Academia de Artes da Filadélfia, “e isso influenciou muito sua obra no cinema”, pontua o Mario Abbade. Dos movimentos artísticos, o surrealismo é o qual o diretor mantém uma relação mais estreita, “mesmo com o uso dessa linguagem, considerada difícil, muitos de seus longas foram exibidos não só nos cinemas conhecidos como de arte, mas também em salas de shopping e outras de grande apelo popular”, comenta o curador da mostra.
Entre os destaques da programação estão O Homem Elefante, de 1980, segundo longa de Lynch e filme que o projetou internacionalmente; Coração Selvagem, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1990, quando Lynch já se consolidava como grande nome do cinema e autor americano; Cidade dos Sonhos, de 2001, que continua a explorar com maestria seu universo cinematográfico perturbador, e com o qual arrebatou prêmios importantes, como o de melhor diretor, no Festival de Cannes, e seu último filme, Império dos Sonhos, de 2006, todo realizado em câmera digital.
Destaque também para os inéditos e poucos conhecidos do grande público: Mystery Disc, On the Air, Hotel Room, Industrial Symphony N0. 1 (Espetáculo surrealista com a cantora Julee Cruise em meio a um jogo de cenas e de dança moderna), Ruth Roses and Revolver (documentário sobre o surrealismo para o programa Arena, da emissora britânica BBC), Lynch (One), Hugh Hefner (biografia do dono da Revista Playboy), I Don't Know Jack, Dumbland, Dynamic 01: The Best of David Lynch.com e School of Thought.

SERVIÇO:
Mostra David Lynch – O Lado Sombrio da Alma
CAIXA Cultural Brasília - DF
Teatro da CAIXA
(SBS, Qd. 4, Lts 3/4, Edifício anexo à matriz da CAIXA )
De 09 a 22 de fevereiro de 2015.
Entrada franca. Sujeito à lotação do teatro.
Informações: 61 3206-9448 | 61 3206-6456
Mesa redonda sobre a obra de Lynch, com participação do curador Mario Abbade e do Dr. em Sociologia Sr. Gilberto Barral, quinta, dia 19 de fevereiro, às 19h, no Teatro da Caixa. Entrada franca.

Mário Abbade é jornalista e publicitário formado pela PUC-Rio. Tem extensa experiência no meio cultural, em jornais impressos, televisão e internet, nas funções de repórter, crítico, curador de mostras, professor e produtor de eventos, desde 1990. Entre os veículos e as funções por que passou, estão a revista Movies USA, a TV Bandeirantes, a Rádio Ritmo e a produtora Sketch VideoMakers, em que atuou como diretor e roteirista de diversos filmes publicitários e documentários institucionais. Nos últimos anos, foi crítico e repórter cultural do site Omelete (2004 a 2007), do site vencedor de três prêmios iBest 2008 Jovem Nerd/IG (2003 a 2008), da área de cinema do Jornal do Brasil (2006 a 2008) e colaborador do Jornal Tribuna da Imprensa (2008). É presidente da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), único órgão brasileiro filiado a FIPRESCI (Fédération Internationale de la Presse Cinématographique / The International Federation of Films Critics). Atualmente, é crítico de cinema do O Globo on line e editor-chefe do site Almanaque Virtual, parceiro do portal UOL, o maior do Brasil em conteúdo e o terceiro mais visitado no país. Exerce as funções de curador de mostras decinema e professor de curso sobre crítica cinematográfica. É responsável pela curadoria de todos os eventos da ACCRJ, como a mostra Melhores Filmes do Ano, além de ter sido o curador de David Lynch – O Lado Sombrio da Alma; John Waters – O Papa do Trash; Dario Argento e Seu Mundo de Horror, eleita uma das melhores mostras do ano em 2011 pelo jornal O Globo; John Carpenter – O Medo é Só o Começo; James Dean – Eternamente Jovem, que ganhou destaque em 2012, tendo alcançado grande repercussão em jornais, revistas, TV e redes sociais; e recentemente a mostra A Era Disco no Cinema – Radiografia Política de uma Era Dionísica.
Gilberto Barral. Doutor em sociologia da cultura\UnB; pesquisador do Grupo de estudos em performance/UnB; professor e pesquisador fe Audiovisual e Educação na Escola de aperfeiçoamento dos professores do Governo do DF; produtor e realizador de audiovisual; produtor cultural.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 9/2 - segunda-feira
15h: Pretty as a Picture. 85 min. 14 anos.
17h: Eraserhead. 89 min. 16 anos.
19h: O Homem Elefante. 124 min. 14 anos.
Dia 10/2 - terça-feira
15h: I Don't Know Jack. 96 min. 12 anos.
17h15: Duna. 190 min. 14 anos.
Dia 11/2 - quarta-feira
15h: Lynch (One). 84 min. 14 anos.
17h: Nadja (VHS). 93 min. 14 anos.
19h10: Veludo Azul. 121 min. 16 anos.
Dia 12/04 - quinta-feira
15h: The Short Films of David Lynch. 120 min. 14 anos.
17h30: Twin Peaks – O piloto da série. 95 min. 14 anos.
19h40: Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer. 135 min. 14 anos.
Dia 13/2 – sexta-feira
15h: Scene by Scene (VHS). 50 min. / Ruth Roses and Revolver (VHS). 48 min. 12 anos.
17h30: Coração Selvagem. 128 min. 16 anos.
20h10: Rabbits. 50 min. / Industrial Symphony No. 1. 50 min. 14 anos.
Dia 14/2 - sábado
15h15: Mystery Disc. 190 min. 14 anos.
19h: A Estrada Perdida. 135 min. 16 anos.
Dia 15/2 - domingo
15h: On the Air (VHS). 210 min. 14 anos.
19h A História Real. 111 min. 12 anos.
Dia 18/2 - quarta-feira
15h: Dynamic:01: The Best of DavidLynch.com. 120 min. 14 anos.
17h30: Zelly & Eu (VHS). 87 min. 14 anos.
19h30: Os Beatniks (VHS). 110 min. 14 anos.
Dia 19/2 - quinta-feira
15h: Crumb. 119 min. 14 anos.
17h30: Hotel Room (VHS). 90 min. 14 anos.
19h: Debate
Dia 20/2 - sexta-feira
15h: Dumbland. 25 min. / David Lynch Commercials e clipe Rammstein (VHS s/legendas). 41 min. / School of Thought. 40 min. 12 anos.
17h20: Hugh Hefner: Once Upon a Time. 91 min. 14 anos.
19h30: Encaixotando Helena. 107 min. 14 anos.
Dia 21/2 - sábado
15h: Lynch in Conversation (VHS). 59 min. 12 anos.
16h30: Cidade dos Sonhos. 141 min. 14 anos.
19h30: Transcendendo Lynch. 84 min. 12 anos.
Dia 22/2 - domingo
14h: Império dos Sonhos. 180 min. 14 anos.
17h30: Mais Coisas que Aconteceram. 76 min. 14 anos.
19h30: Sob Controle. 97 min. 14 anos.

Curtas:
Six Figures Getting Sick (1966), The Alphabet (1968), The Grandmother (1970) e Six The Amputee (1974), The Cowboy and the Frenchman (1988), Lumière et compagnie (1995), Darkened Room (2002) e Absurda (2007).
Eraserhead
(idem) de David Lynch (EUA, 1977). Com Jack Nance, Charlotte Stewart, Allen Joseph, Jeanne Bates e Judith Anna Roberts. 89 minutos. 16 anos. Drama. Sinopse: Henry Spencer tenta sobreviver da indústria de vírus, de sua raivosa namorada e dos gritos de seu filho, um bebê mutante. Um filme de estreia esquizofrênico, original, surrealista, angustiante e bizarro.
O Homem Elefante
(The Elephant Man) de David Lynch (EUA, 1980). Com Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft, John Gielgud, Wendy Hiller e Freddie Jones. 124 minutos. 14 anos. Drama. Sinopse: Uma assustadora aberração de circo, John Merrick (John Hurt) é rotineiramente humilhado por seu mestre Bytes (Freddie Jones). Mas Frederick Treeves, um famoso cirurgião (Anthony Hopkins), fica fascinado por aquele personagem grotesco e o leva para o hospital em que trabalha. Fora daquele ambiente hostil, o médico vai descobrir que, a despeito de sua aparência incomum, Merrick é um ser humano sensível, inteligente e gentil. Vencedor de muitos prêmios, incluindo 8 indicações para o Oscar.
Duna
(Dune) de David Lynch (EUA, 1984). Com Kyle Maclachlan, Max Von Sydow, Sting, Patrick Stewart, Dean Stockwell, Sean Young e Jack Nance. 137 minutos / 190 minutos. 14 anos.
Ficção Científica. Sinopse: Em 10.191 d.C., a substância mais cobiçada do universo é a Especiaria, encontrada somente no planeta desértico Arrakis, conhecido como Duna. Depois que seu pai é assassinado pelo cruel Barão Harkonnen, o jovem Paul Atreides descobre que seu destino está ligado à Duna, onde terá início uma batalha monumental que irá redefinir o cosmos. Baseada no fantástico livro de Frank Herbert, que conquistou milhares de fãs ao redor do mundo, sendo traduzido em mais de 15 idiomas. David Lynch faz uma participação como um trabalhador da Especiaria.
Veludo Azul (Blue Velvet) de David Lynch (EUA, 1986). Com Kyle Maclachlan, Isabella Rossellini, Dennis Hopper, Laura Dern, Dean Stockwell e Jack Nance. 121 minutos. 16 anos. Drama. Sinopse: Sob a aparente serenidade de uma pequena cidade, existe um mundo obscuro no qual os inocentes não ousam se aventurar, e onde o imprevisto é normal. O inocente Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan) percebe que sua perfeita cidade natal não é tão normal assim, quando ele descobre uma orelha humana em um terreno baldio. Sua investigação o leva a um tentador e erótico mistério envolvendo uma perturbada cantora de boate (Isabella Rossellini) e um sádico viciado (Dennis Hopper). David Lynch foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor.
Ruth Roses and Revolver
(idem) de Helen Gallagher (EUA, 1987). Com David Lynch. 48 minutos. 12 anos.
Documentário. Sinopse: David Lynch escreveu e apresentou esse documentário sobre o surrealismo para o programa Arena da televisão britânica BBC. O título é uma homenagem a um filme de Man Ray. Em cada programa, Lynch apresenta cenas e cineastas que ele considera uma influência importante em seu próprio trabalho.
Zelly & Eu
(Zelly & Me) de Tina Rathborne (EUA, 1988). Com Alexandra Johnes, Isabella Rossellini, Glynis Johns e David Lynch. 87 minutos. 14 anos.
Drama. Sinopse: A turbulenta vida de uma órfã rica, superprotegida e privada do mundo real.
Industrial symphony no 1 – The dream of the broken hearted
(idem) de David Lynch (EUA, 1990). Com Nicolas Cage, Laura Dern, Julee Cruise e Michael J. Anderson. 50 minutos. 14 anos.
Musical. Sinopse: Depois que seu namorado termina o relacionamento, o sonho da namorada de coração partido flutua por um terreno baldio industrial cantando músicas de amor. Espetáculo surrealista com a cantora Julee Cruise em meio a um jogo de cenas e de dança moderna. Participação de Michael J. Anderson, o anão do seriado Twin Peaks. Antes da apresentação tem um vídeo de três minutos com Nicolas Cage e Laura Dern, representando respectivamente "o homem que parte o coração" e "a mulher de coração partido".
Coração Selvagem
(Wild at Heart) de David Lynch (EUA, 1990). Com Nicolas Cage, Laura Dern, Willem Dafoe, Diane Ladd, Isabella Rossellini, Harry Dean Stanton, Jack Nance e Crispin Glover. 16 anos.
Drama. Sinopse: Um "road-movie" erótico, violento, perturbador e repleto de humor negro. Uma homenagem a "O Mágico de Oz", o filme traz Nicolas Cage e Laura Dern em uma jornada bizarra, quando os dois lutam para escapar das garras da diabólica mãe dela. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Twin Peaks (1990-1991) (TV)
(Twin Peaks) de David Lynch e Mark Frost (EUA, 1990). Com Kyle MacLachlan, Michael Ontkean, Sherilyn Fenn, Lara Flynn Boyle, Joan Chen e Sheryl Lee. 95 minutos. 14 anos.
Drama. Sinopse: é uma série cult da televisão norte-americana criada por David Lynch e Mark Frost e produzida por Aaron Spelling. Situada na fictícia cidade de Twin Peaks, Washington, a série foi exibida originalmente pela emissora ABC de 8 de Abril de 1990 a 10 de Junho de 1991, com um total de 30 episódios e duas temporadas. David Lynch faz uma participação como Gordon Cole, chefe regional do FBI.
Twin Peaks – Os últimos dias de Laura Palmer
(Twin Peaks – Fire Walk with Me) de David Lynch (EUA, 1992). Com Sheryl Lee, Ray Wise, David Bowie, Kyle Maclachlan, Mädchen Amick, Kiefer Sutherland, Chris Isaak, David Lynch, James Marshall, Jack Nance e Heather Graham. 135 minutos. 14 anos.
Drama. Sinopse: Prelúdio para a famosa série de TV homônima. Vemos primeiramente as investigações do agente especial do FBI Chester Desmond no caso Teresa Banks. Então, saltamos no tempo para uma semana antes do início da série, e acompanhamos todos os acontecimentos de Laura Palmer durante o eterno pesadelo até a hora de sua morte. David Lynch faz uma participação como Gordon Cole, chefe regional do FBI.
On the Air (TV)
(idem) de (EUA, 1992). Com Ian Buchanan, Nancye Ferguson, Miguel Ferrer, Gary Grossman, Mel Johnson Jr., Marvin Kaplan e David L. Lander. 14 anos.
Humor. Sinopse: O ano é 1957. O elenco e os realizadores do programa de TV Lester Guy Show estão apreensivos com a transmissão ao vivo na rede Zoblotnick Broadcasting. Lester despreza sua co-apresentadora Betty Hidson por ser mais popular que ele e tem um plano para destruir a sua carreira. Somente dois episódios foram escritos por David Lynch nos 7 produzidos da série.
Hugh Hefner: Once upon a time (TV)
(idem) de Robert Heath (EUA, 1992). Com Hugh Hefner, Barbi Benton, James Coburn, Tony Curtis e Sammy Davis Jr. 91 minutos. 14 anos.
Documentário. Sinopse: Biografia sobre Hugh Hefner, dono da revista Playboy. David Lynch assina a produção executiva.
Hotel Room (TV)
(idem) (1993).Com Clark Heathcliffe Brolly e Camilla Overbye Roos. 90 minutos. 14 anos.
Drama. Sinopse: Uma trilogia de três histórias que acontecem no quarto 603 no Railroad Hotel. As histórias acontecem no período entre 1936 e 1993. O quarto sofre pequenas mudanças conforme o passar dos anos, mas os empregados continuam os mesmos, sem envelhecerem. O primeiro e o terceiro episódio são dirigidos por David Lynch, que também protagoniza o primeiro ao lado do ator Harry Dean Stanton.
Encaixotando Helena
(Boxing Helena) de Jennifer Lynch (USA, 1993). Com Julian Sands, Sherilyn Fenn, Bill Paxton e Art Garfunkel. 107 minutos. 14 ano.
Drama. Sinopse: Nick Cavanaugh, um famoso cirurgião, fica obcecado pela beleza de Helena, uma prostituta. Ela o rejeita, mas mesmo assim ele tenta convencê-la que um necessita do outro. No entanto ela tem outros planos, mas acaba sendo vítima de um terrível acidente que a deixa nas mãos do médico, que tem então uma macabra idéia para não mais perdê-la. David Lynch faz produção executiva não creditada.
Crumb
(idem) de Terry Zwigoff (EUA, 1994). Com Robert Crumb, Aline Kominsky e Charles Crumb. 119 minutos. 14 anos.
Documentário. Sinopse: Biografia sobre o cartunista Robert Crumb. David Lynch assina a produção executiva.
Nadja
(idem) de Michael Almereyda (EUA, 1994). Com Elina Löwensohn, Peter Fonda, Martin Donovan, Suzy Amis e Jared Harris. 93 minutos. 14 anos.
Drama. Sinopse: Filme pós-moderno sobre uma família disfuncional de vampiros ambientado na cidade de Nova York. Além de ter sido produtor executivo, David Lynch faz uma participação como o recepcionista do necrotério.
A Estrada Perdida
(Lost Highway) de David Lynch (EUA, 1997). Com Bill Pullman, Patricia Arquette, Robert Blake e Balthazar Getty. 135 minutos. 14 anos.
Drama. Sinopse: Fred Madison, um saxofonista, é acusado sob circunstâncias misteriosas de assassinar sua esposa Renee. No corredor da morte, ele inexplicavelmente transforma-se em um jovem chamado Pete Dayton, levando uma vida completamente diferente. Quando Pete é solto, seu caminho e de Fred cruzam em uma rede surreal de intriga, orquestrada por um gangster chamado Dick Laurent. David Lynch faz uma participação como um atendente do necrotério.
Rammstein
(idem) de David Lynch (EUA, 1997). Com a banda germânica de dance metal Rammstein. 5 minutos. 12 anos.
Música. Sinopse: Vídeo clipe da música “Rammstein” da banda homônima que faz parte da trilha sonora do filme “A Estrada Perdida”.
Pretty as picture: the art of David Lynch
(idem) de Toby Keeler (EUA, 1997). Com David Lynch, Angelo Badalamenti, Patrícia Arquette, Robert Blake, Mel Brooks e Jay Leno. 85 minutos. 14 anos.
Documentário. Sinopse: Produzido e dirigido por Toby Keeler durante as filmagens de A Estrada Perdida. Mostra o processo criativo de David Lynch, cenas de seus primeiros curtas em animação, entrevistas com membros de sua equipe técnica e atores, quadros, cenas de seus filmes e compondo com Angelo Badalamenti.
A História Real
(The Straight Story) de David Lynch (França/ Reino Unido/ EUA, 1999). Com Richard Farnsworth, Sissy Spacek. 111 minutos. 12 anos.
Drama. Sinopse: É baseado em fatos verídicos ocorridos em 1994 durante a viagem de Alvin Straight, de 73 anos, que partiu da cidade de Laurens, no estado de Iowa, rumo a Mt. Zion, em Wisconsin. A jornada, realizada por Straight em seu pequeno trator de cortar grama da marca John Deere, se estendeu por centenas de quilômetros e levou mais de seis semanas. Straight percorreu o trajeto para fazer as pazes com o irmão Lyle, de 76 anos, que estava gravemente doente. Os dois irmãos não se falavam há mais de dez anos. Richard Farnsworth foi indicado ao Oscar de Melhor Ator. Também foi seu último trabalho, antes de se suicidar com um tiro em 2000, depois que foi diagnosticado com câncer terminal.
Scene by Scene (TV)
(Idem) de Mark Cousins (Reino Unido, 1999). 50 minutos. 12 anos.
Documentário. Sinopse: Nesse programa da BBC, Mark Cousins entrevista David Lynch, que fornece uma introspecção sobre a sua imaginação, criatividade e visão de mundo. Ele revela suas opiniões sobre política, sucesso e composição visual.
Cidade dos sonhos
(Mulholland Dr.) de David Lynch (EUA, 2001). Com Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux, Ann Miller e Robert Forster. 141 minutos. 14 anos. Drama. Sinopse: Nas avenidas de Los Angeles, verdade se mistura com ilusão.
Em torno da indústria do cinema, personagens vivem suas fantasias surrealistas, desejos e esperanças frustradas, como a ingênua Betty, que chega do Canadá para se tornar atriz. Ela cruza com Rita, que acaba de sofrer um acidente e sequer se lembra do seu próprio nome. Betty tenta ajudá-la a descobrir quem é. Em outra parte de Los Angeles, o diretor de cinema Adam Kesher está sendo convencido por dois estranhos irmãos, com pinta de mafiosos, a contratar uma atriz específica para seu filme. Outras figuras cruzam o caminho destes três: Coco, um casal de velhos no aeroporto e um estranho homem na lanchonete Winlies. De repente, todos se transformam em personagens diferentes e as amigas Betty e Rita mergulham em uma trama de suspense e paixão. Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes.
I Don’t Kown Jack
(idem) de Chris Leavens (EUA, 2002). Com Jack Nance, Leo Bulgarini, Catherine Case, Dennis Hopper e David Lynch. 96 minutos. 12 anos.
Documentário. Sinopse: Biografia que contém entrevistas e depoimentos dos amigos de Jack Nance. Lynch é um dos apresentadores.
Rabbits
(idem) de David Lynch (EUA, 2002). Com Scott Coffey, Laura Harring e Naomi Watts e Rebekah Del Rio. 50 minutos. 14 anos.
Drama. Sinopse: Conta a história de um grupo de coelhos humanóides e depressivos, em sua vida diária. Eles participam do filme “Império dos sonhos”.
Dumbland
(Idem) de David Lynch (EUA, 2002). Com: todas as vozes são feitas por David Lynch. 35 minutos. 12 anos.
Animação. Sinopse: Animação violenta, cruel, absurda e divertida criada por David Lynch.
Commercials
(Idem) de David Lynch (1981 a 2002).
Filme Publicitário. Sinopse: 28 filmes publicitários que David Lynch comandou entre 1988 e 2002. Alguns desses comerciais contam com a participação de estrelas como Benicio Del Toro, Gerard Depardieu, Heather Graham e os personagens do seriado "Twin Peaks". Lynch utiliza seu estilo para vender produtos como jogos eletrônicos, perfumes, macarrão, café, programação de canais de TV a cabo e carros.
Império dos Sonhos
(Inland Empire) de David Lynch (França/ Polônia/ EUA, 2006). Com Laura Dern, Jermey Irons, Justin Theroux, Harry Dean Stanton, Diane Ladd e Julia Ormond. 180 minutos. 14 anos.
Drama. Sinopse: A atriz de Hollywood Nikki Grace recebe uma oferta para interpretar a infeliz Sue Blue, protagonista do novo filme do diretor Kingsley Stewart. Nikki não se detém mesmo quando descobre que está no remake de um filme polonês chamado 47, que nunca foi finalizado porque os atores principais se apaixonaram e acabaram assassinados com uma chave de fenda oxidada. Quando se permite ser seduzida por Devon Berk, seu parceiro na trama, o mundo transparente de Nikki se transforma. Os amantes chamam um ao outro pelos seus nomes da ficção e as fronteiras entre várias realidades diferentes se misturam. Realidade, sonhos, visão, cinema, assim como os passados, futuros e identidades dos protagonistas ganham lugar para que os personagens se movam livremente em uma narrativa na qual o diretor David Lynch descreveu como, um foco no dilema das mulheres. Que lugar existe afinal para os coelhos de seu seriado televisivo? Essa charada de personagens famosos, em que Lynch retorna ao surrealismo dos tempos de Eraserhead, levou vários anos para ser feita, sem roteiro pré-estabelecido, e foi gravada com uma câmera digital Sony PD-150.
Dynamic:01: The Best of DavidLynch.com
(idem) de David Lynch (EUA, 2007). 120 minutos. 14 anos. Sinopse: Mais de duas horas de conteúdo original, anteriormente disponível, apenas aos membros da DavidLynch.com. Inclui 7 curtas-metragens e mais 3 experimentos. Todos os curtas escritos, dirigidos e editados por David Lynch. Também inclui mais de 20 minutos de perguntas que David Lynch responde ao membros do seu site.
Mais Coisas que Aconteceram
(More Things that Happened) de David Lynch (França/ Polônia/ EUA, 2007). Com Karolina Gruszka, Peter J. Lucas, William Maier e Krzysztof Majchrzak. 76 minutos. 14 anos.
Drama. Sinopse: Experiências adicionais dos personagens de “Império dos Sonhos”.
Lynch (One)
(idem) (EUA, 2007). Com David Lynch, Krzysztof Majchrzak, Phillip Patela e Weronika Rosati. 84 minutos. 14 anos.
Documentário. Sinopse: Compilados a partir de mais de dois anos de filmagens, o filme é um retrato íntimo do processo criativo de David Lynch, como ele concluiu seu último filme, Império dos Sonhos. Mostra como ele descobre a beleza das ideias, levando-nos numa viagem através do resumo que finalmente revela a sua visão cinematográfica. Testemunhamos sua abordagem à pintura, escultura, música e roteiro.
Mystery Disc
(idem) de David Lynch (EUA, 2008). 190 minutos. 14 anos.
Sinopse: 80 minutos de material inédito (32 cenas nunca mostradas do filme “Coração Selvagem”), 4 episódios de “Rabbits” - os coelhos de “Império dos Sonhos”, 20 minutos de montagem experimental do início da carreira de Lynch através de seus curtas, os curtas inéditos "Absurd Encounter with Fear" e "Imaginary Anacin Commercial",”Hollyshorts” e videoclipe da canção "A Real Indication" do seriado “Twin Peaks”.
Sob Controle
(Surveillance) de Jennifer Chambers Lynch (EUA/ Alemanha, 2008). Com Julia Ormond, Bill Pullman, Pell James, Ryan Simpkins e Michael Ironside. 98 minutos. 14 anos. Suspense. Sinopse: Foi um dia tumultuado na rodovia. Quando os agentes do FBI Elizabeth Anderson (Julia Ormond) e Sam Hallaway (Bill Pullman) chegam ao escritório do Capitão Billing (Michael Ironside), eles têm três casos para resolver e uma série de assassinatos violentos para investigar. David Lynch assina a produção executiva.
School of Thought
(idem) de Tony Perri (EUA, 2009). Com David Lynch, Donovan, Moby e Dr. John Hagelin. 40 minutos. 12 anos.
Documentário. Sinopse: O filme é uma aventura misteriosa e surpreendente na escola Maharishi School of the Age of Enlightenment com David Lynch. Ele traz junto alguns amigos de Fairfield, o músico Donovan e John Hagelin, o renomado físico quântico e candidato presidencial.
Transcendendo Lynch
(Idem) de Marcos Andrade (Brasil, 2009). 84 minutos. 12 anos.
Documentário. Sinopse: A viagem que o diretor americano David Lynch fez ao Brasil para divulgar a Meditação Transcendental e lançar o livro que escreveu sobre o assunto. O diretor defende a prática como a única forma de trazer paz e bem estar para os homens, especialmente em regiões violentas e socialmente instáveis.
David Lynch in Conversation
(Idem) (EUA, 2009). 59 minutos. 12 anos.
Palestra. Sinopse: Palestra de David Lynch na Hudson Union Society capturada em vídeo pela Fora TV. Lynch revela segredos sobre seus filmes, dá dicas como compreendê-los, meditação transcendental, entre outros assuntos e sobre como recusou o convite do criador George Lucas para dirigir um dos filmes da série “Guerra nas Estrelas” (Star Wars).