Quinteto Violado
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Para ilustrar estes ciclos, a obra do Quinteto Violado possui um imenso repertório dedicado aos gêneros musicais que serão apresentados para esses jovens, destacando as suas características rítmicas, denominada por Gilberto Gil como sendo o Free Nordestino.
De maneira pedagógica e lúdica, são apresentadas as variantes rítmicas brasileiras, as obras clássicas do nosso cancioneiro popular, os compositores e artistas que contribuíram para a sua expressão, assim como as conexões dessas manifestações com as festas populares.
Roteiro de Folguedo popular, Pastoril, Cavalo Marinho e Reisado:
De uma Noite de festa – Marcelo Melo / Fernando Filizola
Boa Noite a Todos (Pastoril) – Domínio Público
Meu São José (Pastoril) – Domínio Público
Cavalo Marinho – Marcelo Melo / Toinho Alves
Mundão (Reisado) – Fernando Filizola / Luciano Pimentel
Quinteto Violado:
Marcelo Melo – Voz, Violão e Viola
Dudu Alves – Voz e Teclado
Roberto Menescal – Voz e Bateria
Ciano Alves – Flauta e Violão
Sandro Lins – Baixo
João Alves – Percussão (Participação especial)
Sóstenes Vidal – Ator (Participação especial)
Ficha técnica:
Projeto – Grupo Musical Quinteto Violado Produções Artísticas Ltda.
Coordenação Geral – Quinteto Violado – Pedro Francisco de Souza
Produção Geral do Projeto – Ângelo Filizola
Produção Local – Jamburana Produções
Fotos e Filmagens – Afonso Oliveira
Assistente de Produção – Jorge Sinésio
Roteiro Musical – Quinteto Violado
Design – Carla Gama
Assessoria de Imprensa – Território Cultural
Coordenação Pedagógica – Ana Luzia Alves
Técnico de Sonorização – Marcílio Moura
Técnico de Iluminação – Ângelo Filizola
Técnico de Montagem – João Alves

Serviço:
CONCERTO AULA – QUINTETO VIOLADO
Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília-DF, Teatro da CAIXA.
Endereço: SBS Quadra 4 Lotes 3/4 – Edifício anexo à Matriz da Caixa.
Dia e horário: 31 de maio de 2018, quinta-feira, às 20h
Programação para grupos agendados:
Quarta-feira, 30/05/2018, às 10h
Quarta-feira, dia 30/05/2018, às 15h
Quinta-feira, dia 31/05/2018, às 10h, seguido bate-papo.
Ingressos: À venda a partir de 26 de maio | R$ 20 e R$ 10 (meia)
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de 1kg de alimento não perecível.
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes).
Informações: 3206-6456.
Classificação indicativa: Livre
Evento
Com história brasileira e recheado pela beleza da nossa cultura musical, o Quinteto Violado apresenta concerto-aula para valorizar nossa identidade e cidadania.
Fundamentado no trabalho de pesquisa, registro e documentação das expressões artísticas da música regional, com especial foco nas tradições nordestinas, o Quinteto Violado, desde o início da sua carreira, se compromete com uma linguagem artística indissociável à identidade e à herança cultural de comunidades brasileiras.
Suscitado entre os integrantes do Quinteto, uma preocupação com as novas gerações submetidas a uma invasão de dados e elementos culturais estranhos às suas realidades, os músicos se viram na necessidade de trabalhar a cultura musical nordestina voltada para um público infantil e de adolescentes, estimulando-os a conhecer melhor e a desfrutar do universo das manifestações culturais e dos gêneros musicais regionais, apresentando com riqueza de informações, de forma a provocar emoções indentitárias que os dignifiquem como cidadãos.
Em consonância a este trabalho de divulgação e formação do olhar para culturais tradicionais, a CAIXA Cultural traz a Brasília quatro concertos-aula, nos dias 30 e 31 de maio, sendo três deles para grupos agendados e um, às 20h do dia 31 de maio, aberto ao público com igressos a preços populares. Nestes encontros, com o apoio dos seus instrumentos, os músicos do Quinteto Violado demonstram e explicam as várias formas de ritmos e gêneros musicais que caracterizam os ciclos culturais do nordeste.
Gêneros apresentados no Concerto Aula:
Carnavalesco: Compreendem todos os variados ritmos do Frevo - Frevo de Bloco, Frevo Canção e Frevo de Rua. Ainda neste ciclo observam-se as manifestações do Maracatu e dos Caboclinhos com influencias e batuque Afros e Indígenas.
Roteiro de Caboclinhos e o Maracatu
Perré (caboclinho lento) – Ciano Alves
Leão do Norte (caboclinho rápido) – Lenine/Paulo César Pinheiro
Rei e Rainha (maracatu) – Ciano Alves
Batista de Melo (dobrado) – Domínio Público
Rumo Norte (frevo de rua) – Toinho Alves
O Último Regresso (frevo de bloco) – Getúlio Cavalcanti
Pernambuco Doce (frevo canção) – Marcelo Melo / Ana Ivo
Menino do Pirulito – Toinho Alves / Luciano Pimentel
ME Segura Senão eu Caio – J. Michiles
O Frevo não Para – Dudu Alves
Oh! Bela – Capiba
Frevo Mulher – Zé Ramalho
Junino: Este período homenageia no mês de junho, os santos: São José, São João e São Pedro, com suas tradições mais expressivas vindas do meio rural nordestino.
Este ciclo está marcado pelo grande cancioneiro Luiz Gonzaga “Rei do Baião” e seus seguidores, forrozeiros, poetas, cantadores, sanfoneiros, responsáveis pela criação dos gêneros: Baião, Xote, Coco, Xaxado, Marchinhas Juninas e suas derivações que difundiram o Forró Pé de Serra em suas variações modernosas pelo Brasil.
Roteiro de Xote, Baião, Ciranda e Marchinhas
Xote das Meninas (xote) – Luiz Gonzaga / Zé Dantas
Qui nem Jiló (baião) – Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga
Asa Branca (baião) – Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira
Forró de Dominguinhos (baião) – Dominguinhos / Gilberto Gil
Sete Meninas (baião) – Toinho Alves / Dominguinhos
ABC do Sertão (ciranda) – Zé Dantas / Luiz Gonzaga
São João na roça (marchinhas) – Luiz Gonzaga / Zé Dantas
Olha pro Céu (marchinhas) – Luiz Gonzaga / José Fernandes
Fogueira de São João (marchinhas) – Carmelina / Luiz Gonzaga
Natalino: As expressões musicais mais marcantes desse ciclo vêm da formação religiosa do nosso povo. Período das comemorações de Natal e Reis, com os autos populares carregados de muitos cânticos e ritmos em suas jornadas. Teremos então para ilustrar: O Pastoril, os Reisados, o Guerreiro, O Cavalo Marinho, Bumba Meu Boi, Marujadas, Cirandas e tantas outras manifestações que acontecem no período.