“SASSARIQUINHO”
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
A CAIXA Cultural apresenta temporada do espetáculo:
SASSARIQUINHO – E o Rio inventou a marchinha
Musical infantil que desembarca no Teatro da CAIXA, dias 1º e 2 de agosto de 2015, traz para os pequenos a animação das marchinhas de carnaval. Espetáculo com concepção e roteiro de Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral; direção geral de Claudio Botelho; arranjos de Luís Filipe de Lima; e produção da Tema Eventos Culturais.
O musical infantil Sassariquinho – E o Rio inventou a marchinha, cria do bem sucedido Sassaricando, estreado em 2007 e visto por quase 300.000 espectadores, desfila em cena um repertório de mais de 40 deliciosas marchinhas. A dupla de roteiristas, Rosa Maria Araújo, presidente do Museu da Imagem e do Som, e o jornalista e escritor Sérgio Cabral selecionaram canções como de A-E-I-O-U, de Noel Rosa e Lamartine Babo, Tem Gato na Tuba, de Braguinha e Al­berto Ri­bei­ro, e Noi­te dos Mascarados, de Chico Buarque.
Músicas entoadas com alegria por Pedro Paulo Malta, Juliana Diniz, Beatriz Faria e Jefferson Almeida e ainda pelas crianças Sofia Viamonte e Caio Mendonça. Com narração do baterista Oscar Bolão, no papel de um hilário Rei Momo, a criançada vai acompanhar as composições, embaladas por um conjunto ao vivo: Luis Filipe de Lima, no violão de sete cordas; Tiago Prata, no cavaquinho; Alex Freitas, no set de sopros, com flautas, saxes, clarinete e clarone; Fabiano Segalote, no trombone e tuba; e Oscar Bolão, na bateria.
Em meio a um cenário, coberto por confetes e serpentinas, e figurinos coloridos, que contribuem para o clima de festa, este elenco, formado pelos veteranos do Sassaricando, entra em cena sob a direção de Claudio Botelho, em parceria com Renato Vieira. Assim como aconteceu com o espetáculo adulto, Sassariquinho também tem seu repertório lançado em CD, pela Biscoito Fino. O álbum tem direção musical e arranjos de Luis Filipe de Lima para medleys de marchinhas e apresenta o elenco, que se reveza nas interpretações e coros de todas as faixas.
A versão infantil de Sassaricando tem novidades: “A espinha dorsal, que são as músicas agrupadas por grandes temas, é a mesma, assim como boa parte do repertório. No entanto, o espetáculo é outro. Além de incluir novas marchinhas, tudo será diferente: desde cenário e figurinos até coreografias e arranjos musicais”, explica a diretora de produção Amanda Menezes.
“Nada mais natural que o fascínio das crianças pelas marchinhas de carnaval. Tudo é engraçado, alegre, pura brincadeira. E quem conta a história desta vez é sua majestade, o Rei Momo. Com ele, grandes e pequenos vão cantar Tem gato na tuba, Índio quer apito, Noite dos Mascarados, Aeiou na cartilha da Juju e muitas outras mais”, adianta a historiadora Rosa Maria. Sérgio Cabral faz coro: “A marchinha carnavalesca é eterna porque é cantada pelas crianças de todas as gerações do passado, do presente e do futuro. Em matéria de música, não conheço outra que deixe as pessoas tão felizes. É isso que vai mostrar o nosso Sassariquinho”.

Ficha técnica:
Concepção, pesquisa e roteiro: Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral
Direção geral: Cláudio Botelho
Co-direção e coreografia: Renato Vieira
Direção musical e arranjos: Luis Filipe de Lima
Cenário: Miguel Pinto Guimarães
Figurino: Marcelo Marques
Iluminação: Paulo César Medeiros
Projeto Gráfico: 6D Estúdio
Produção: Tema Eventos Culturais

Elenco:
Pedro Paulo Malta, Juliana Diniz, Beatriz Faria e Jefferson Almeida e ainda pelas crianças Sofia Viamonte e Caio Mendonça.
Participação especial:
Oscar Bolão como Rei Momo

Banda:
Luis Filipe de Lima - violão de sete cordas;
Tiago Prata - cavaquinho;
Alex Freitas - set de sopros, com flautas, saxes, clarinete e clarone;
Fabiano Segalote - trombone e tuba; e
Oscar Bolão – bateria.

Serviço:
Espetáculo: Sassariquinho – E o Rio inventou a marchinha
Local: Teatro da CAIXA
Endereço: SBS Quadra 4 - Edifício anexo à Matriz da Caixa.
Brasília-DF
Dias: 1º e 2 de agosto de 2015. Horários: Sábado, às 17h, e domingo, às 15h e às 17h.
Duração: 55min.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira).
Bilheteria: De terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h.
Classificação indicativa: Livre para todas as idades.
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)
Informações: 32069448
Clique para Ampliar a Imagem