Teatro dos Sentidos - Feliz Ano Novo
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Espetáculo
.:: Teatro dos Sentidos - Feliz Ano Novo ::.
CEMIG e Ministério da Cultura apresentam
“Feliz Ano Novo”

Da companhia Teatro dos Sentidos – um convite para assistir a um espetáculo e vivenciar outra forma de encenação, experimentando aromas, sons, sabores e textura. Considerado pelas críticas nacional e internacional como a encenação mais relevante dos últimos tempos no Brasil e no mundo.
A peça se inicia com a conversa entre um adolescente e seu pai, comandante da marinha e viúvo. O garoto encontra um livro de Vinicius de Moraes com uma dedicatória de amor de uma mulher, e pergunta ao pai por que esta mulher era misteriosa. O comandante,então, começa a relembrar o encontro dos dois, em uma noite de réveillon, baile à fantasia com máscaras. O adolescente, também apaixonado, por uma coleguinha de escola, pode mudar o fim da história romântica de seu pai.
Um dos aspectos mais interessantes da montagem em Brasília é que temos Messias, um ator surdo fazendo um espetáculo absolutamente sonoro, na função de provocar os sentidos da plateia. O Teatro dos Sentidos proporciona recursos para esta comunicação a princípio tão complicada.
O Teatro dos Sentidos teve sua gênese em 1997, quando a diretora de teatro e de novas mídias, dramaturga, atriz e poetiza Paula Wenke, formada em Artes Cênicas pela UnB, porém, que transitou pelo áudio-visual, como diretora e editora de vídeos, e que durante a graduação frequentou cadeiras da Sociologia e Antropologia, teve a ideia, quando morando no Rio de Janeiro onde desenvolveu sua carreira, de estudar a fundo diferentes propostas de leituras dramatizadas de textos para teatro e o trabalho realizado porcontadores de histórias para cegos.
A partir desta proposta, espetáculos foram sendo construídos e pensados de maneira a aguçar sentidos outros além da visão, de forma que a platéia perceba cada cena sem ter que enxergá-las. Formato este de montagem que faz com que cada um possa, a sua maneira, imaginar as cenas criando cenários, figurinos e objetos, além de compreender as emoções de cada personagem da história sendo representada.
Por meio de diversas experimentações, foram se descobrindo formas e se desenvolvendo técnicas que estimulassem os sentidos através de recursos sonoros e provocações táteis no espectador, que criassem e remetessem a imagens. Provocadores dos sentidos e atores circulam, próximos a platéia, estimulando os sentidos e criando as atmosferas de cada cena do espetáculo.
A sonoplastia realizada e os estímulos táteis praticados durante o espetáculo são escolhidos a partir da percepção e compreensão daquele que não enxerga. Trabalhos específicos com a voz do ator dão o tom às emoções. Os roteiros e os textos são encenados de forma dinâmica para que, desta forma, provoque expectativas e surpresas na platéia.
“Depois da experiência com o Teatro dos Sentidos, muitos mudam a atitude como cidadãos, passando a criar alternativas em suas próprias profissões, gerando a construção de um ambiente cada vez mais acessível e solidário.” Garante Paula, e explica “Fazemos teatro para revelar algo a plateia. Somos como um espelho. Vendamos o público para que ele perceba o quanto é possível e prazeroso abrir outros canais de percepção oprimidos pelo sentido da visão”, explica a diretora.
Paula Wenke está de volta a Brasília, onde se formou e sempre manteve laços afetivos. Aqui, Paula pretende desenvolver o Teatro dos Sentidos e apresentar mais esta forma de fazer teatro, considerada pela crítica especializada como uma das mais relevantes criações na área de encenação dos últimos tempos no Brasil e no mundo.
Paula Wenke 61 8241-1816

Temporada: até 16 de dezembrode 2012.
Local: Aliança Francesa - Asa Sul - SEPS 708/907.
Horários: sábados às 21h e domingos às 20h.
Duração: 60 minutos.
Ingressos: R$ 40,00 (inteira), e R$ 20,00(meia). Deficientes não pagam.
Lotação: 130 espectadores.
Classificação: Não recomendado para menores de 12anos.

FICHA TÉCNICA
Concepção, texto e direção: Paula Wenke
Diretora Assistente: Roberta Chaves
Elenco / Personagem
Paula Wenke / Dama do Mar
Igor Ribeiro / Sérgio Dhubrann / Roberto (Comandante)
Pedro Lessa / Gabriel
Louise Portela / Robertinho (menino)
Cacau Berredo / Lígia Verdi / Avó Portuguesa
Emanuel Moura / Oficial
Paulo Martinez / Pedro Caroca / Imediato
Ana Clara Machado / Fernanda Alves / Menina
Júnior Freitas / Menino
Roberta Chaves / Laline Casais / Contadora de Histórias 1
Júlia Moraes / Maria Moreira / Contadora de Histórias 2

Atores-provocadores: Ana Girassol, Alice Guidi, Daniella Pereira, Eduardo Tunner, Fernando Britto, Ingreth Adri, Ioleth Porto, Iver Costa, Laline Casais, Lígia Verdi, Loyane Alves, Lucas Isacksson, Luciane Nobre, Maria Moreira, Mari Lessa, Mariana Rizério, Marisa Lima, Messias Ramos, Mouna Moura, Nathália Alves, Paulo Martinez, Pedro Caroca, Tatiana Alves, Rosa Oliveira
Trilha sonora: Paula Wenke /Felipe Barcellos
Operador de som: Luisinho Borges
Sonoplasta: Hélio Valente e Boré
Programação visual: Julie Anne Fonteles
Direção de Produção: Luiz Prado
Produção Executiva: Paula Wenke
Produtora Local: Elma Trigueiro
Realização: Wenke Produções Artísticas