Três Metros Quadrados
Clique para Ampliar a Imagem
Serviço:
Local: Anf 09 (ICC Sul - Campus Universitário da UnB) Brasília-DF
Dia e horário: 9 de junho de 2014 às 12h.
Lotação: 200 lugares

Local: CEF 213 - Centro de Ensino Fundamental (CL 213 - Lt 1 - Conj. A. Santa Maria - DF)
Dia e horário: 10 de junho às 20h.
Lotação: 50 lugares
Indicação: 16 anos
Duração: 30 minutos
Ingresso: Grátis
Evento
.:: “Três Metros Quadrados” ::.
A Kiwi Companhia de Teatro, associada à Cooperativa Paulista de Teatro, realiza intervenção teatral no Campus da UnB, dia 10/06, e no CEF 213 em Santa Maria, dia 11, com foco a estimular reflexão política e social pós-regimes militares no Cone Sul.
A atriz Fernanda Azevedo, num espaço cênico de 3 m² de área vermelha, representando as celas de presos políticos durante as ditaduras do Cone Sul - Brasil, Argentina, Chile e Uruguai - nos anos 1970, encena uma intervenção teatral. Trabalho que agrega informações didáticas e criação poética, arte e reflexão social à estética e política, somando-se aos esforços para pensar um projeto de nação em que palavras como justiça e igualdade façam parte do cotidiano.
Trabalho realizado ao longo de três anos de pesquisas, que incluiu teorização e viagens de estudo (especialmente à Argentina, em dezembro de 2012), com a análise crítica de material iconográfico e musical, participação em debates, seminários e acompanhamento de coletivos que lutam por memória, verdade e justiça.
A ações das diferentes Comissões da Verdade (Comissão Nacional, comissões estaduais, municipais, e de entidades representativas) e as discussões impulsionadas por movimentos de Memória, Verdade e Justiça, colocaram na ordem do dia a amnésia programada que sufocou o debate e forjou um falso consenso sobre episódios decisivos da nossa história recente. “Neste sentido, julgamos ser necessário relembrar, divulgar e debater o significado das lutas contra o regime militar ditatorial nos anos 60/70 para refletir sobre o Brasil atual e seus desafios”, explica Fernando Kinas, diretor da intervenção.
Três metros quadrados tem como público alvo principal jovens entre 14 e 25 anos. “As novas gerações, a quem nosso trabalho dedica especial atenção, nada ou pouco conhecem dos fatos”, diz Fernando, e propões “como complemento à intervenção, estaremos disponíveis para conversas temáticas com os presentes”.
Ficha técnica:
Roteiro e direção geral: Fernando Kinas; Elenco: Fernanda Azevedo; Cenário: Júlio Dojcsar; Figurino: Maitê Chasseraux; Pesquisa e música original: Eduardo Contrera; e Direção de produção: Luiz Nunes